quarta-feira, 17 de julho de 2013

"Pequeno Irmão" por Cory Doctorow - A resenha

Little Brother

Cory Doctorow
Tor Teen
397 páginas
(2010)

Um pouco sobre o livro
Marcus Yallow é um garoto bem inteligente de São Francisco, Califórnia. Além de várias bugigangas que faz para ultrapassar obstáculos tecnológicos, como o fato do seu notebook ser da escola e ele conseguir conversar com seu amigo, Darryl, por mensagens criptografadas.
Um dia, ele e Darryl decidem matar aula para irem atrás de pistas para o seu jogo ARG (Augmented Reality Game) favorito Harajuku Fun Madness. Quando estavam se reunindo próximo ao ponto onde a pista do jogo estaria ele se assustam com o barulho de explosões, logo todos estão correndo desesperadamente e eles se descobrem no meio de um cenário de um ataque terrorista a uma ponte de São Francisco. Ao correrem da multidão eles são pegos por guardas que os levam para uma prisão a fim de alguns questionários sobre o que eles estavam fazendo naquele lugar. Estando no lugar errado na hora errada, Marcus agora irá enfrentar a DHS (Department of Homeland Security) junto com usuários de uma rede de internet segura que ele criou através de Xboxes (a Xnet), os Little Brothers, juntos lutaram pelo direito de privacidade e de um país onde todos sejam livres.

Resenha
O que me fez adquirir o Humble eBook Bundle foi sem dúvidas por causa da oferta de um livro de Cory Doctorow. Cory é canadense e é um blogueiro popular no mundo da internet. Ele luta pelos direitos autorais livres, compartilhamento de arquivos e também fala muito sobre a liberdade do uso da internet de cada um.
Este livro está bastante sintonizado com os acontecimentos recentes, como a descoberta do PRISM, ferramenta usada pelo governo estadunidense (mais necessário a NSA) para monitorar todo e qualquer informação compartilhada atrás de palavras chaves em busca de terrorista. Eu comecei o livro não pela capa e sim pelo nome do autor, não sabia muito sobre o que iria ler. Quando Marcus vê a sua cidade sendo assombrada pela DHS ele percebe quem está no poder e quem deveria estar lá.
Marcus Yallow é estranhamente inteligente para a idade dele. Apesar de ser um nerd, acredito que Cory Doctorow põe bastante de sua personalidade sobre o personagem, o que faz com que ele tenha uma experiência que vai além do que (eu acredito que) algum garoto de 17 anos teria. De toda forma, Marcus é incrível e ainda assim um adolescente. Os seus pensamentos são visíveis e a rebeldia está presente em todos os seus pensamentos.
A ideia de que um garoto se incomode tanto para proteger a sua privacidade tecnológica também soou um pouco bobo para mim. Aliás se a DHS só queria saber informações para que chegasse ao terrorista da ponte, qual realmente é de fato o problema disso. Acontece que com os tempos nós começamos a nos importar pouco sobre o que fazemos com o computador. Talvez seja por causa das redes sociais que nos fez acreditar que a privacidade não existe, mas ela É IMPORTANTE E TODOS DEVEMOS TER!
O mais interessante do livro é a junção à ficção de elementos reais como uma introdução à criptografia, RFIDs (ou arphids) e a cultura nerd ARGs e LARPs (Augmented Reality Games e Live Action Role Playing) que são variações do RPG (Role Playing Games) que muitos desconhecem, mas que logo chamam a atenção após pequenos vídeos no YouTube. Pequenos tweeks e boas dicas também aparecem ao longo do livro e a paranoia é instalada no leitor.
Este livro é oferecido sem DRM (proteção contra cópia e compartilhamento presente na maioria dos conteúdos pagos na internet) e pode ser baixado de graça até em formato PDF ou ePub no seu site craphound.com. De todo jeito ele foi publicado no Brasil pela Galera Record com o título de "Pequeno Irmão".
Neste livro, Cory nos apresenta uma aventura de tirar o fôlego que irá alterá-lo! Como diabos adolescentes irão conseguir provar para o mundo que todo o povo de São Francisco são reféns de um órgão que deveria protegê-los?

Nenhum comentário:

Postar um comentário