sexta-feira, 12 de julho de 2013

Li até a página 100 e... #34 - Little Brother

Li até página 100 e… é um meme literário semanal do blog Eu Leio, Eu Conto. Esse meme funciona como uma pré-resenha.





Little-BrotherLittle Brother


Cory Doctorow


Primeira frase da página 100:


Leitura no Kindle


Do que se trata o livro?


Marcus Yallow é um garoto bem inteligente de São Francisco, Califórnia. Além de várias bugigangas que faz para ultrapassar obstáculos tecnológicos, como o fato do seu notebook ser da escola e ele conseguir conversar com seu amigo, Darryl, por mensagens criptografadas.


Um dia, ele e Darryl decidem matar aula para irem atrás de pistas para o seu jogo ARG (Augmented Reality Game) favorito Harajuku Fun Madness. Quando estavam se reunindo próximo ao ponto onde a pista do jogo estaria ele se assustam com o barulho de explosões, logo todos estão correndo desesperadamente e eles se descobrem no meio de um cenário de um ataque terrorista a uma ponte de São Francisco. Ao correrem da multidão eles são pegos por guardas que os levam para uma prisão a fim de alguns questionários sobre o que eles estavam fazendo naquele lugar. Estando no lugar errado na hora errada, Marcus agora irá enfrentar a DHS (Department of Homeland Security) junto com usuários de uma rede de internet segura que ele criou através de Xboxes (a Xnet), os Little Brothers, juntos lutaram pelo direito de privacidade e de um país onde todos sejam livres.


O que está achando até agora?


Eu estou lendo o melhor livro do ano! Eu sei que posso ter dito isso antes em alguns vários momentos, mas Little Brother, que apesar de ser de 2008, se encaixa na atualidade por falar sobre a opressão do governo sobre o povo e sobre a invasão da privacidade, o que nos remete as revoltas que aconteceram ao longo do país e a invasão da NSA sobre nossos conteúdos privdos. O livro mudou sem dúvida minha forma de pensar sobre vários aspectos.


O mais interessante do livro é que ele junta à ficção elementos reais como uma introdução à criptografia, ARGs, LARPs, invasão de privacidade e outros métodos de segurança. É um livro que você tem que compartilhar com todos os seus amigos e vizinhos pois mais do que uma ficção, Cory Doctorow também nos conscientiza sobre valorizarmos a nossa liberdade e privacidade. Apesar de ser bastante direcionado ao público estadunidense, eu ainda recomendaria para qualquer brasileiro.


O que está achando do(a) protagonista?


Marcus Yallow é estranhamente inteligente para a idade dele. Apesar de ser um nerd, acredito que Cory Doctorow põe bastante de sua personalidade sobre o personagem, o que faz com que ele tenha uma experiência que vai além do que (eu acredito que) algum garoto de 17 anos teria. De toda forma, Marcus é incrível. O livro se torna curioso e divertido de ler e eu fico cada vez animado e agitado pela leitura.


Melhor quote até agora:




"Internet Explorer, Microsoft's crashware turd that no onde under the age of forty used voluntarily."


>tradução< "Internet Explorer, o crashware  da Microsoft que ninguém abaixo dos quarenta usaria voluntariamente."


Local 246



Vai continuar lendo?


Sim, eu estou louco para terminar de ler!


Última frase da página:


Leitura no Kindle

Nenhum comentário:

Postar um comentário