quarta-feira, 26 de junho de 2013

"Um Lugar Na Janela" por Martha Medeiros - A resenha

Um Lugar Na Janela

Martha Medeiros
Editora L&PM Pocket
192 páginas
(2012)

Um pouco sobre o livro
"Um Lugar Na Janela" é mais uma crônica da adorada Martha Medeiros. Neste livro, ela conta sobre as viagens que fez ao longo da vida, marcando os pontos importantes e até com umas boas dicas turísticas.

Resenha
Já no começo do livro, Martha Medeiros deixa bem claro:

"Se você é do tipo que não consegue se maravilhar com o que está vendo porque está mais preocupado com os mosquitos, os remédios, as gorjetas, o fuso horário e em checar os e-mail do trabalho, não viaje. (...) Viajar é para quem tem espírito desbravador, mas se você não tem, não tem." (Local 75)

Isso claro é para não causar constrangimentos, em "Um Lugar Na Janela", o leitor cultiva um desejo enorme por vivenciar novas viagens de uma maneira diferente, quem sabe?
Martha Medeiros é uma gaúcha que começou sua carreira de escritora como cronista no jornal Zero Hora de Porto Alegre. Seu trabalho mais popular é o livro "Divã" publicado em 2002 que originou uma peça, um filme e uma série homônimas todas estrelas por Lília Cabral no papel de Mercedes.
Decidi ler algo de Martha Medeiros quando assisti a uma reportagem na Globo News sobre a sessão de autógrafos desse livro. Em poucas semanas havia adquirido e decidido que iria conhecer um pouco mais sobre a cronista brasileira que vez ou outra se encontra em vários cadernos culturais pelo Brasil inteiro.
Demorei bastante para começar a ler esse livro. Faz bem um semestre desde que o comprei. Nesse meio-termo eu fui lendo resenhas após resenhas para que eu decidisse de uma vez por todas parar de ficar empurrando o livro para o fim da minha fila de leitura. Não me levem a mal, mas sou um garoto de 18 anos que comprou um livro de uma autora popular entre mulheres acima dos 40, aliás minha mãe adora Martha Medeiros. Um dos grandes alívios é que escolhi um tema mais geral, viagens.
Ao longo do livro, Martha conta suas várias viagens com uma narrativa hipnotizante. Página após página você vai criando vínculos com o livro, seja pelo desejo de viajar ou por afinidades logo criadas com a autora.
Não vou deixar de notar que o começo do livro, onde ela fala sobre a sua primeira viagem ao exterior sem seus pais e como mochileira em 5 capítulos, foi para mim muita mais interessante do que o resto. Ao longo da leitura houve momentos que gostei bastante, mas num geral eu fui meio que me desgastando. Consequências das viagens, não da autora.
Eu gostei muito do jeito que Martha escreve. Eu acredito que não há texto melhor para se ler que não seja crônica. É um pedaço da pessoa que ela expõe para criar amigos que você nunca viu. Eu escrevo minhas poucas e muito mal escritas, não gosto de publicá-las, mas seleciono as mais agradáveis para publicar aqui no blog toda segunda-feira.
"Um Lugar Na Janela" é para todos que são ávidos de conhecerem um mundo diferente daquele da sua rotina. Como diz minha citação favorita:

Citação favorita
"Muitas pessoas consideram uma fuga. Para mim, é reecontro." (Local 1982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário