quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"Os Haicais do Menino Maluquinho" por Ziraldo - A resenha

Os Haicais do Menino Maluquinho
Ziraldo
Editora Melhoramentos
124 locais*

Um pouco sobre o livro
O poeta Ziraldo canta em haicais as observações do seu mais famoso personagem, o Menino Maluquinho, sobre a natureza, as relações com a família, com os amigos e consigo mesmo. As ilustrações completam a graça e a poesia da obra, que propõe ao leitor que também faça sua reflexão sobre os temas.O haicai é uma pequena composição poética de origem japonesa, constituída de três versos com cinco, sete e cinco sílabas, tendo como tema as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta.

Resenha
O livro está oferecido gratuitamente pela Amazon, que também já está vendendo seu kindle.
Normalmente eu não comento sobre pequenas leituras minhas, mas eu quis ao invés de falar sobre o livro, falar sobre o que O Menino Maluquinho é pra mim.
Quando menor, eu era um grande fã do maluquinho. Amava o desenho, que eu vivia reproduzindo nos meus quando criança.
Em 2001, minha avó foi para uma sessão de autógrafos do Ziraldo e me comprou um exemplar de "O Menino Maluquinho". 2001 foi a minha alfa, mas eu aprendi a ler aos cinco. Só sei que assim que ele chegou  pelos correios (minha avó costumava nos mandar presentes aleatórios pelos correios) eu fiquei louco quando peguei o livro e abri na primeira página:


Claro que eu fiquei chateado por ter errado meu nome, que é escrito como na sua versão portuguesa, Filipe. Mas eu amava aquele livro mais do que tudo. Amava olhar para aquela assinatura icônica do Ziraldo e acima meu nome no mesmo estilo. Eu vivia imitando aquela assinatura, mas claro que substituía o "e" pelo "i". Eu queria assinar como ele.
Passei o dia todo lendo o livro e sai gritando pro meu pai, "Li tudo já" e depois liguei pra minha avó pra agradecer pelo livro.
O Menino Maluquinho reflete esta minha infância mais recente, quando eu simplesmente queria ser como o maluquinho, quando era criança, e como o Ziraldo, quando eu fosse adulto.
Gostei tanto de ler esses pequenos haicais. Pois eu quase havia me esquecido do quanto eu sempre quis ser como ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário