segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quatro tipos de leitores de Harry Potter

Traduzido na íntegra do post original de Harry Potter Fans

Os leitores da Harry Potter podem ser divididos em quatro categorias, de acordo com um especialista em marketing.
Segundo o professor Stephen Brown, da Universidade de Ulster, os amantes de livros tendem a ter semelhanças com cada uma das quatro casas apresentadas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na série.
Suas descobertas dividem os leitores em quatro grupos e relaciona seus hábitos de leitura e atitudes de acordo com características das quatro casas.
Por exemplo, Os "Lufa-Lufa" gostam da leitura de seus romances a um ritmo lento e firme e acabam relendo os livros muitas vezes, enquanto o entusiasmado leitor "Grifinória" gostaria de terminar o último livro em uma tacada para que logo possam passar para outras coisas novas.
Os leitores “Corvinais” tendem a ser sediciosos e lerem as histórias com uma atitude curiosa  em contraste com os "Sonserinas" que preferem ver o filme, mas ainda fingem terem lido o livro.
"O que notei foi que os diferentes tipos de leitores eram incrivelmente próximos das características das quatro casas nos livros. Foi surpreendente, mas fazia sentido”, o Telegraph citou o Professor Brown.
"Só os Lufa-Lufa são totalmente leais a Harry Potter, os Grifinória já estão se movendo para outras coisas, nunca os Sonserina realmente gostavam dele de qualquer maneira e os Corvinais estão escrevendo, muito ocupados, seu próprio fanfics ou postando vídeos de paródia no YouTube ", acrescentou.
O Professor, que questionou os leitores com idades entre sete anos e acima, ainda previu que embora a série tenha causado um enorme impacto sobre as mentes dos seus leitores, em algum momento no futuro, estes podem parar e se perguntarem se realmente valeu a pena.
Ele disse ainda: Poderia se tornar moda de novo, mas acho que poderia ser como muitos modismos e simplesmente desaparecer com o tempo, e as pessoas vão olhar para trás e dizer: Por que nós lemos isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário