domingo, 5 de junho de 2011

[RESENHA] A Menina que Não Sabia Ler de John Harding

Título Original: Florence and Giles
John Harding
288 páginas
Editora LEYA (2010)
ISBN-13: 9788562936111
Comprar: Livraria Cultura

✩✩✩✩✩
Republicação marfilgonca: 1290 visualizações (04/06/2011 às 15:36)
Sobre o livro
Florence é uma garota de 12 anos que mora na casa Blithe, longe de Nova York, na época de 1891, ela mora com seu meio-irmão mais novo Giles, a governanta Srta. Grouse, os criados Mary, Meg e John. Seus pais morreram e eles viviam à custa de seu tio que nunca olhou para os rostos de seus sobrinhos.
Florence era educada como toda boa garota de sua época, aprendia a costurar, bordar e cozinhar, mas ela queria algo mais. Durante suas brincadeiras com seu irmão Giles, eles encontram um cômodo em Blithe que nunca fora apresentado, uma linda biblioteca, cheia de livros, Florence ficou encantada, apesar de ser analfabeta por escolha de seu tio, ela começou a ficar interessada pelos livros, ela amava olhá-los e tentar decifrar os códigos gravados nas páginas. Logo decidira que queria aprender a ler, mas a Srta. Grouse lhe alertou sobre o que seu tio tinha dito, ela deveria ser analfabeta, por motivo desconhecido. Mas ela começou a ficar cada vez mais curiosa e começou a se virar em sua leitura, ela observava John lendo o jornal e lhe perguntava os fonemas, e assim aprendeu a ler. Depois disso, foi várias e várias visitas secretas a biblioteca, estudava e se aventurava nos livros.
Resenha
Quando seu irmão Giles vai estudar num internato em Nova York, ela começa a sentir falta enorme dele, e valorizando-o cada vez mais, neste longo tempo ela ficava se escondendo e lendo livros, conhecera Theo da casa dos Van Hoosier, ele se tornou sua companhia apesar de não gosta-lo muito dele, por ter-lhe roubado um beijo e lhe chamado de tola.
A Menina que Não Sabia Ler sem dúvidas é o melhor livro que li neste gênero, mas não daria 5 estrelas, logo ao final deste post vocês irão descobrir o porquê.
Mas os meus problemas sobre o livro é o final dele, é o fato de como certos fatos foram simplesmente largados e não resolvidos, vou falar sobre isto em outro post, pois quero apenas a leitura dos que já leram o livro, não pretendo estragar a surpresa ou a vontade de leitura para os que pretendem o ler.




Nenhum comentário:

Postar um comentário