sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

[RESENHA] The Hunger Games de Suzanne Collins

The Hunger Games
Título Nacional: Jogos Vorazes pela Editora Rocco
Suzanne Collins
400 páginas (Edição Brasileira)
ISBN-13: 9780439023528
Comprara Livraria Cultura (Hardcover US) (Brochura)
Este livro narra uma luta mortal pela sobrevivência num futuro sombrio, encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos.

Sobre o livro
The Hunger Games por Suzanne Collins é um livro que realmente me surpreendeu. Eu realmente não tinha muita vontade de ler o livro, nunca me interessei, já li várias e várias resenhas ótimas sobre o livro, muitos fãs da saga e realmente eu não conseguia despertar o menor interesse, sempre preferi deixar o livro passar batido. Até que no natal eu ganho a edição capadura dele e me encanto fácil pelo detalhe na capa e realmente um livro bonito.
Mas nem todo livro bonito tem um bom conteúdo. Foi isso que eu fui pensando quando eu li o primeiro capítulo que por acaso eu achei super cansativo. Mas depois você percebe que o LIVRO É ÓTIMO, VICIANTE E COM UMA NARRATIVA CHEIA DE EMOÇÕES.
O livro é narrado por Katniss Everdeen moradora do distrito 12. O que eu achei um pouco estranho, pois normalmente livros com suspense tão grandes como o de estar dentro de uma arena com 23 pessoas querendo te matar, sempre preferem a narrativa na terceira pessoa, pois você já não fica na cabeça quem é que vai ganhar. Mas sobre tudo o livro é um registro de pensamento de Katniss, uma ótima escolha, pois você fica por dentro dos sentimentos e conflitos pessoais da personagem de um jeito mais profundo.
Panem. Distrito 12. Katniss Everdeen é uma pobre garota que perdeu o pai em um acidente nas minas de carvão, cuida da mãe que é uma curandeira e de sua pequena irmã, Prim que por sua vez cuida de de um Bode e um gato feio chamado Buttercup.
Anualmente acontece o evento chamado “Jogos Vorazes (Hunger Games)”, e no reaping day cada distrito deve escolher um garoto e uma garota pra representar-lhes nos jogos. Neste ano, representando o distrito 12, acontece algo inesperado. Prim Everdeen é escolhida para representar o distrito, mas Katniss logo vai para proteger a sua irmã, se voluntariando no lugar de sua irmã. E na parceria de Peeta Mellark.
Dentro da arena dos jogos as emoções são muito fortes e você se envolve junto com a personagem, a narrativa tem tudo de bom, momento de descanso, estratégia, ação, muita ação e um pouquinho de romance (mesmo que seja só para chamar a atenção dos patrocinadores).
Eu tive raiva, muita raiva e depois alívio. Pois o que eu não gosto de livros com suspenses, principalmente destes suspenses de guerra. É quando o personagem tem muito potencial e ela é aquele adversário bobo sabe, que é muito bom e não pode se garantir nos jogos, e acaba ficando com medo de muita coisa, elevando o poder dos seus adversários. Mas Katniss tem os seus princípios para não ter saindo matando todos a sua frente. Ela é uma personagem com estratégia.
Leiam o livro, é muito bom, vale super a pena, leiam ele até o final, pois vocês irão realmente se apaixonar pela saga, e eu já estou correndo atrás dos outros livros da série, quero ter todos eles em capadura, pois fica muito bom para se guardar na estante, sem ou com a jaqueta.
Citação favorita
Como eu disse, o livro é bastante dinâmico e tudo se conecta facilmente e cada duas páginas tem uma surpresa muito boa, então se fosse para flaggear eu acabaria enchendo o livro de mil e um post-its. E eu acho que a citação favorita, são todos os momentos de vitórias pessoais de Katniss, seus momentos de raiva, quando os outros tributos morrem. ]:l









Nenhum comentário:

Postar um comentário