quinta-feira, 14 de outubro de 2010

[RESENHA] Percy Jackson & Os Olimpianos: O Ladrão de Raios de Rick Riordan

Ladrão de Raios
Título Original: The Lightning Thief
Rick Riordan
400 páginas
Editora Intrínseca
ISBN: 9788598078397O
Comprar Submarino.com (Brochura Capa Ilustrada) ou Livraria Cultura (Brochura Capa do Filme)

O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século 21. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso - algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão - precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Sobre o Livro
Nas férias de Julho eu resolvi começar a ler a série Percy Jackson e Os Olimpianos, tinha começado por O Mar de Monstros (segundo livro da série) pois tinha ignorado totalmente o primeiro livro, como eu estava lendo através de um ebook no celular eu cansei e parei em algo em volta do 7º capítulo, mas depois de ler algumas críticas e coisas e tal assim, eu vi que a maioria falava que o livro era muito diferente do filme e que não atrapalharia muito, estavam certos.
Eu fui de Stieg Larsson à Rick Riordan porque eu meio que me abalei com Os Homens que não amavam as mulheres e queria ler um livro leve, bem jovem, já havia comprado O Ladrão de Raios e estava na estante então planejei intercalar a Trilogia Millenium com a Série Percy Jackson & Os Olimpianos e fui certo na mira.
É um livro pequeno, apesar das 400 páginas, sendo 385 de leitura mesmo, o tamanho da fonte é grandinha e há muito diálogo, os fatos começam e terminam dentro de um capítulo, o texto é bastante dinâmico, sem dúvidas puxa a atenção de adolescentes, caí na armadilha do Riordan, mas foi uma leitura muito boa, apesar de ter sido rápido.
SIM ELES ESTAVAM CERTOS, o livro é outro esquema totalmente diferente da adaptação ao cinema, é sério, o jeito como as ações ocorrem, a personalidade dos personagens e o cenárioé totalmente diferente. Percy é um garoto com dislexia, mas depois das aulas de grego com Annabeth (que por acaso é loura dos olhos cinzas não do cabelo-castanho com olhos cinzas) ao longo do livro ele consegue se lembrar das aulas de mitologia grega do Sr. Brunner, no filme eles super levam a fundo a dislexia dele, quase que analfabetismo e formação escolar de 3º ano (exagerei).
Os eventos acontecem mais certos no livro, os monstros são diferentes, e o final dele é outra coisa, só fiquei indignado como que no filme eles puderem DELETAR o deus Ares, ele é tipo crucial.
Mas esquecendo fato de ter sido lançado um filme do livro, vamos falar sobre o livro em si.
A narração é ótima, os fatos correm, e tudo bastante engenhoso, o encaixe da mitologia grega com a história é perfeita, Riordan soube adptar par um livro infanto-juvenil. Estranhei pelo fato de que o ápice do livro ferve depois de um terço do livro, até lá é uma enrolação básica, mas é legal ver o cotidiano de Percy e como ele estava se dando bem. Riordan também explicou como os humanos encaravam os fatos públicos mágicos que ocorria na aventura, A NÉVOA, que é engraçada, pois você vai percebendo que TALVEZ HÁ HERÓIS E NÃO SABEMOS.
Ótimo livro, compre para você, para o seu sobrinho que esteja começando a ler livro mais grossinhos, o fato dele ter 400 páginas aumenta o EGO dos garotos leitores, no final ele se orgulhará de si, me sinto Dr. Phill… Enfim, foi muito bom.
Sobre o AutorThe-Lost-Hero-official-cover-the-heroes-of-olympus-13240246-1058-1600
Rick Riordan é um autor bom, escrever livros juvenis é difícil, mas ele foi professor o que facilita, até mesmo porque ao longo do livro você sente isso, você acaba aprendendo mitologia sem sentir, imaginei que ele tenha escrito o livro para um aluno  com dificuldade, não exatamente assim, só elementando uma explicação óbviazinha. NOTA: Parar de usar diminutivos.
Ele já escreveu também The 39 clues (que eu pretendia ler, mas descobri que são uma porrada de livros e achei um abuso) Tres Navarre e lançou a série meio-sangue The Heroes of Olympus (Os Heróis do Olímpo) sendo o primeiro livro The Lost Hero (O Herói Perdido), no Brasila série chegará pela editora Intrínseca no primeiro semestre de 2011.
Capas ao redor do mundo
The Lightning Thiefpercy_jackson_01_diebe_im_olymp wiz_voleur_de_foudre

P.S. NÃO! Percy Jackson não é um Harry Potter americano, o filme é muito horrível e Harry Potter é algo mais maduro e os filmes combinam com os livros e é o mais vendido do milênio!
Leia outras resenhas da série
Percy Jackson & Os Olimpianos
5078130[4]2764493[4]2936890[4]5090021[8]22164508[20]

Nenhum comentário:

Postar um comentário