quarta-feira, 13 de outubro de 2010

[RESENHA] Os Homens que não Amavam as Mulheres de Stieg Larsson

Os Homens que não Amavam as Mulheres
Título Original: Män som hatar kvinnor
Stieg Larsson
524 páginas
Editora Companhia das Letras
ISBN-13: 9788535916263
Comprar Submarino.com (Econômica) ou Livraria Cultura (Brochura)
Os homens que não amavam as mulheres' é um enigma a portas fechadas - passa-se na vizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou

Sobre o livro
Confesso ter ficado obsecado com a idéia de um ler um best-seller tão comentado em vários blogs internacionais e sempre ser mostrados no topo de listas americanas (as três américas) e européias, mas eu queria ter lido esta saga em inglês só para poder tê-lo em hardcover. Comprei a minha saga Millenium em uma promoção da Submarino.com super em conta, que estão esgotadas.
O livro é simplesmente fascinante, no domingo antes da semana de provas eu havia cutucado o livro, li o prólogo e um capítulo, tinha passado todo o dia na casa da minha prima, me diverti bastante; assim que as provas bimestrais haviam acabado eu fui passar o feriadão das crianças com minha família e amigos na cidade de Tamandaré no litoral sul, alugamos uma casa por um ano por lá. Foi neste tempo que me dediquei a leitura do livro, pois não gosto de TV Aberta e então vi o livro como uma porta para mim.
Indo ao fato, este livro me surpreendeu, eu o li em 3 dias e uma manhã, tinha ficado com medo do número de páginas e acreditava que iria demourar 5 dias no livro. É simplesmente fascinante, o jeito como Stieg Larsson narra o livro, como ele repassa a história, um texto bastante interessante, cheguei a comparar com autores que li como Dan Brown e Clare Francis, mas esqueçam este estilo americano de escrever o sueco arrasou com seu romance policial. Há cenas bastantes pesadas, e como com os livros vocês tem que criar as cenas, eu não fui bonzinho comigo mesmo, mas enfim.
Mikael Blokvist é simplesmente um ótimo editor, jornalista, vizinho e canalha, se agarrando com três amantes. Ele é bastante inteligente e modesto, quando recebeu a proposta de Vanger ele simplesmente achou que não conseguiria, e quando vai chegando o final do livro você acaba crendo também, ai você ver que estava… [SPOIL]
Lisbeth Salander é uma hacker muita estranha, muito inteligente e misteriosa. Todos os personagens se intrigam com ela, com sua aparência, imaginava Lisbeth uma garota estranha como no filme “Jovens Bruxas” mas quando vi a atriz que fez seu papel é simplesmente magnífico.
Muitos falaram que o livro só se desenrola nas páginas quando Mikael se une à Lisbeth, mas não tudo é importante, não há detalhes jogados fora, você acaba virando o próprio Mikael, na madrugada da segunda-feira eu acordei com resfriado e não consegui dormir, pois ficava pensando no livro, me sentia culpado por Mikael não ter conseguido resolver o esquema, por isso que no dia seguinte eu li tudo o que pude para conseguir pegar o final, que é simplesmente surpreendente, 500 páginas se juntam no final do livro em 2 casos, muito engenhoso.
Pensei em continuar com a saga lendo “A Menina que Brincava com Fogo”, mas quis aliviar meus pensamentos com o livro “O Ladrão de Raios”, bem mais jovem. A saga tem certos momentos com cenas pesadas, quando os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres-posterterminar é como num filme de terror, certos pensamentos voltam na cabeça, mas você se enforça a esquecê-los.
Extras
O livro já foi repassado em filme, já foi dublado péssimamente em português brasileiro, mas não o encontrou a venda, em cartaz ou em uma locadora… estranho… enfim…
O filme parece bastante interessante, mas não sei se realmente pretenda vê-lo, mas no futuro eu pensarei se irei. Aqui vai à vocês o trailer do filme.

Capas ao redor do mundo
os-homens-que-nao-amavam-as-mulheresmn_hatar_kvinnorthe_girl_with_the_dragon_tattoo-large2 image

Nenhum comentário:

Postar um comentário