sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ler rápido, importa?

Olá, a semana de provas acabou, eu estou livre, tive decepções com alguns testes como os de Física e Trigonometria, mas eu estou lutando junto com meus amigos para conseguir me manter firme no esquema!
Pois é, neste tempo em que estive estudando eu só pude acessar o PC uma vez com tempo suficiente para um post, e outras várias na qual cutucava algumas resenhas no Skoob sobre o livro que eu estou lendo “Os Homens que não Amavam as Mulheres” e achei um post sobre uma garota que leu este livro em 2 dias, um livro de 500 páginas, ela diz que ler 300 páginas, eu fiquei surpreso pois minha média de leitura, se eu passar o dia inteiro até às 20:00 lendo é apenas metade do que ela consegue, aí me veio a idéia de  falar sobre “leitura dinâmica”.

1688897198_59a4054886
É fácil encontrar na internet cursos de leitura dinâmica ou exercícios que você possa fazer em casa sem ter que pagar aqueles caros cursos que se encontram nos centros da cidade. Eu creio que as pessoas que querem ler rápido não deveriam realmente se preocupar com isto, o importante da leitura é que você aproveite o texto, que entenda o que acontece, não que passe os olhos rapidamente só para dizer que leu “As Relíquias da Morte” em 1 dia. Mas é claro que há certas coisas que podem ser feitas para poder evitar a leitura lerda, quando a pessoa se distrai com facilidade e não consegue manter uma linha de raciocínio no texto.


Eu, particularmente, tenho um mania comum, quando acho trechos interessantes eu simplesmente releio até a ficha cair, mas eu gosto disso. Quando eu tenho muita coisa na cabeça eu faço o chamado “leitura motor” (valeu fessora de português), que é quando você ler as palavras do livro, mas sua cabeça está voando e quando se toca passou 2 páginas e não sabe o que aconteceu. Então aqui vai dicas para uma LEITURA EFICIENTE, não irá acelerar, ler rápido é um exercício nada da noite para o dia!
Evitar leitura lerda
  • Ler com um lápis (ou algo pontudo) passando por debaixo das letras e acompanhando a velocidade.
  • Ler pensando em como o personagem falaria.
  • Ler em voz alta para si mesmo.
  • Ler livro do seu interesse.
Normalmente quando não gostamos de um livro lemos ele como se fosse mais um na estante, se procurar ler livros que vá gostar ou vá ler porque um amigo lhe recomendou tudo bem, mas lembrem-se NÃO TENHAM MEDO DE ABANDONAR LIVROS CHATOS, se não gosta acabou, vá para outro pegue seu livro e o troque por outro interessante, não perca seu tempo.
Evitar repetir trechos
  • Ler acompanhado de post-its ou um bloco de notas, e tomar nota do trecho que gostou.
  • Usar Post-its Flags Setas para marcar parágrafos (Estou caçando um desses)
  • Usar Marca-textos (heresia)
Eu pessoalmente não teria coragem de usar marca-textos, mas usaria post-its pois são fáceis de remover. Eu estou em busca dos Post-its Flags que estão indisponíveis em todo o mundo (hipérbole mode: on).
E estas são minhas dicas, quem quiser fazer curso de leitura dinâmica, também é legal, mas creio eu que para livros de estudos e jornais, nunca para livros de lazer, perderia totalmente a graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário