quarta-feira, 16 de abril de 2014

"Fim" por Fernanda Torres - A resenha

Fim

Fernanda Torres
208 páginas
Companhia das Letras

O livro
Não é necessariamente sobre o fim, mas sobre vários começos e meios de cinco amigos, Álvaro, Ciro, Sílvio e Ribeiro e Neto, homens já na bela idade que rememoram suas grandes aventuras e intrigas, um grande balanço de suas vidas e suas reflexões sobre o fim do outro. Um livro carioca. Bem carioca. Tão carioca que só "a" Fernanda Torres sentada na praia, como o pão de açúcar ao fundo, para poder te dar uma ideia do que esperar sobre o livro.


A escrita

"Fernanda Torres em seu novo papel: o impresso", foi assim que a Companhia das Letras divulgou a estreia da consagrada atriz no mundo literário. Com uma longa carreira na atuação, a carioca Fernanda resolveu arriscar com um papel e uma caneta (ou um computador, tanto faz). A narrativa de "Fim" é sensacional. É de uma leveza, uma descontraída junção de palavras que criou uma história por muitas vezes cômica na mesma medida que ela é trágica. Ela nos arranca do conforto para refletir sobre a vida e da mesma forma nos faz rir e rir livremente.
Agora, eu havia comentado com meu pai sobre um outro lado, acho eu até um pouco vicioso da autora de ser extremamente carioca. Fernanda é conhecida na TV por seu sotaque forte ou por personagens que vivem sempre o sonho fluminense de morar na zona sul do Rio. Uma coisa que me chama a atenção e que me chama a atenção é o uso dos artigos antes dos nomes. Aqui eu posso estar levantando um tapete que talvez merecesse acumular poeira, pois os artigos antes dos nomes é algo bem próprio e bem regional. No nordeste não usamos e provavelmente isso sem dúvidas é o motivo pelo qual li o livro todo com uma sobrancelha levantada toda vez que lia o Sílvio fez isso, o Álvaro comeu aquela, o Ribeiro é um mala. E isso é incomum nos livros num geral também, pois há regras para o uso. Mas vou levantar uma bandeira branca, pois o livro É CARIOCA e ela faz questão de levantar essa bandeira ao mencionar os bairros da cidade como numa novela do Manoel Carlos. E ainda assim eu adoro isso.
Talvez por pura nostalgia. Tenho família no Rio e viajava para lá todo santo ano. Viajei para lá tantas vezes que parei de contar aos 12 anos. Costumava ficar lá quase 2 meses e eu e meu irmão costumávamos trocar os sotaques e os jeitos para evitar chamar atenção, principalmente quando íamos para o Centro (principalmente à Uruguaiana) onde os vendedores não são tão agradáveis com outsiders, sem falar os comentários do tipo "Ah, eu tenho um parente que veio de lá". Simplesmente adotei a cidade natal do meu pai para mim. Até costumo brincar dizendo que assim que Recife for para debaixo d'água não irei para longe de casa, pois sempre terei o Rio de Janeiro.

Os personagens
São cinco homens nascidos de uma mente genial. É incrível como eles são. Todos eles tem  seus gênios fortes que fazem você se esquecer que saíram de fato da cabeça de uma mulher. Seus hábitos e pensamentos são bem próprios da classe e isso só destaca a incrível capacidade de Fernanda Torres de criação. Eles são vivos.
Agora vou levantar um cartão para Sílvio. Eu odeio Sílvio. Sílvio é um c# de pessoa, eu simplesmente o achei excessivo. Uma pessoa não tem como ser assim. Eu não vejo a beleza em ser Sílvio. Não entendo o porquê a sua vida mereça um mérito e tudo nele me incomoda. O jeito como ele objetifica as pessoas, como vive sem limites e é por isso que o acho perfeito. Sílvio é horrível o suficiente para que o odiasse como alguém que eu conhecesse.
Álvaro sim é o meu favorito. Gosto de sua ironia:
Não separo lixo, não reciclo, jogo guimba no vaso, uso aerossol, tomo longos banhos quentes e escovo os dentes com a torneira aberta. Dane-se a humanidade. Não vou estar aqui para assistir. (Posição 138, kindle)
Os cinco compartilham um tipo de amizade invejável. Eles são bem divergentes e ainda assim possuem esse elo invejável por qualquer um. Eu adoraria ter amigos como eles (Exceto Sílvio, não gosto dele :P).

O enredo
Os capítulos se dividem em Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Cada capítulo conta história do personagem e se sucede com a morte de outro. Ao longo da história de uns você aprende sobre os outros e são nessas memórias que nós construímos os personagens através de sua intimidade e das lembranças que os seus amigos têm deles.

Concluindo
O livro "Fim" talvez não seja para todos. Acredito que ele necessita de algo a mais para fazer com que as pessoas queiram lê-lo. E isso é algo que faz com que eu fique faltando palavras para conseguir descrevê-lo que me incomoda. Não é realmente um livro genial, mas uma boa leitura do livro de uma grande atriz. Fica aqui meus resultados:

O livro 8/10 - Eu achei o livro meio que um "material Globo". Seu deboche e sua pouca autocensura provavelmente não o levaria a uma adaptação como uma minissérie no canal e isso pode reafirmar para muitos que Fernanda Torres é de fato uma ótima autora e que aguardamos por mais obras.

A escrita 7/10 - Gostei muito da fluidez da leitura, mas ainda a penalizo pelos seus vícios linguísticos.

Os personagens  6/10 - Eu os acho vazios. Por mais que eu acredite que ela conseguiu construir ótimo personagens, eu ainda os acho fúteis, uma futilidade cansativa que se iguala a uma piada contada excessivamente. Eles vivem uma falsa boêmia, acreditam apenas em si e as suas falta de humanidade, acredito eu, são excessivas.

O enredo 10/10 - Sim, aqui vai um 10 porque eu gostei muito do jeito como o livro é construído. Gostei muito da história e das intrigas e, longe de qualquer preconceito, acredito sim que seja uma leitura que valha a pena.

Total 8/10

Um comentário:

  1. sidnei luis fermino29 de abril de 2014 15:48

    Oi adorei sua resenha!.. muito
    obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso
    escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em
    cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de
    forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar
    verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da
    livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo
    de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso

    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir