quinta-feira, 17 de abril de 2014

Organize suas leituras, filmes e séries com Evernote

Meu irmão e eu somos grandes fãs de filmes de suspense e terror. Nessas últimas férias, nós decidimos fazer uma maratona de filmes de terror com os filmes recentes que fizeram sucesso e claramente os filmes clássicos que inspiraram as novas produções. Na mesma época eu estava apresentando para o meu irmão o maravilhoso mundo das notas, e claro que estou falando do Evernote. Eu sou um grande usuário do serviço de sincronização de notas multiplataforma mais popular do mundo. Então ele decidiu criar um caderno para organizar todos os nossos filmes favoritos de terror e, desde o momento, os que nós assistimos.

Ainda estamos adicionando novos filmes

Então, aqui vai a dica. Uma das melhores funções do Evernote é como ele faz busca dentro de suas notas. Ele consegue achar simplesmente qualquer coisa dentro de qualquer coisa, além dos filtros baseados nos cadernos e nas etiquetas criadas pelo usuário. Logo, realmente, não há uma forma certa de usá-lo, mas apenas várias maneiras geniais de aproveitá-lo ao máximo. Criar notas simples com poucas informações e mesmo assim concisas, você criará a melhor forma de recorrer ao seus bons filmes.

Como nós fizemos

Cada nota é um filme que assistimos, é como se elas fossem várias figurinhas. Em cada nota há uma ficha técnica do Wikipédia que nos informa o ano em que o filme foi produzido, qual seu título original, quem é o diretor, o elenco principal, etc. Informações básicas que nos auxiliem a conectar um filme com o outro. Assim se eu pesquisar o diretor "Ariel Schulman" no meu Evernote, eu terei "Atividade Paranormal 3" e "Atividade Paranormal 4", deixa forma eu tenho como criar uma conexão entre meus filmes favoritos. Além disso, em algumas de nossas fichas, nós adicionamos nossos trechos favoritos, como 2h16min de filme x ou 47min de filme y, também há pequenas anotações como, "Provavelmente inspirado em 'Uma Noite Alucinante'".
E essa fórmula funciona tão bem com séries e livros. Nos livros, você pode ir guardando as fichas técnicas deles e fazer pequenos fichamentos para não se esquecer dos pequenos detalhes favoritos, ou quem sabe escrever um resenha de 5 linhas e poder comparar com sua opinião sobre o livro daqui a um ano ou mais. Se for um livro em língua estrangeira poderá anotar na ficha um pequeno vocábulo das palavras presentes  naquele livro que até então você não sabia. Se guardar a lista com os personagens principais você poderá encontrar fatos curiosos, como a frequência que um nome é utilizado pelos autores, como MariaJoãoAna. Realmente não há limites.
Não é uma dica necessariamente minha, mas eu achei esse caderno que meu irmão tão interessante que resolvi compartilhar. O Evernote é um aplicativo muito bom para tudo e desperta a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário