sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Li até a página 100 e... #39 - 1808

Li até página 100 e… é um meme literário semanal do blog Eu Leio, Eu Conto. Esse meme funciona como uma pré-resenha.





18081808


Laurentino Gomes


Primeira frase da página 100:




"Foi também em Salvador que D. João anunciou a mais importante de todas as medidas que tomaria nos seus treze anos de Brasil: a abertura dos portos. "



Do que se trata o livro?


Conta a história de Portugal e Brasil na fuga e na chegada da família real e sua comitiva. De um lado do atlântico temos um país dependente da Inglaterra sendo ameaçado pelo poderoso Napoleão com um príncipe regente que sofre de indecisão crônica, e do outro lado, temos um país colônia que receberá os nobres colonizadores.


O que está achando até agora?


Eu peguei esse livro aleatoriamente da estante. Ele não é meu, é do meu pai e nessa última Black Friday ele comprou o 1889 pra juntar ao 1822 e 1808 que já tinha, eu estou "sem" livro para ler (tenho os Harry Potters e uma coleção de contos no kindle, mas não estou no clima para ler eles agora), comprei a coleção As Brumas de Avalon e estou preferindo esperar chegar para ler. Li só a introdução pra ver como era, quando vi já estava na página 100.


O livro desmitifica muito do que eu acredito que tenha sido a história do nosso país e é ótimo lê-la de forma descomplicada, sem aqueles longos artigos e livros acadêmicos. Sempre fui meu nerd da história e isso se soma a típica obsessão que todo recifense de se vangloriar do passado e feitos de Pernambuco. Minha obsessão por idiomas é um resultado que tenho na curiosidade da formação histórica dos países, mas sobretudo o meu.


O que está achando do(a) protagonista?


Protagonistas? Não como apontar protagonistas. O Brasil por ser o grande rico explorado país ou D. João por ter sido o único a conseguir enganar Napoleão Bonaparte?


Melhor citação até agora:




Nenhuma citação



Vai continuar lendo?


Sim, sim. Eu criei uma curiosidade enorme pelo livro.


Última frase da página:




"'O mais surpreendente é que, navegando às cegas, três dias depois de deixar o porto do Recife, o bergantim conseguiu, efetivamente, encontrar os navios portugueses, no que pode ser considerado um dos feitos extraordinários da viagem da família real ao Brasil."


Nenhum comentário:

Postar um comentário