domingo, 20 de outubro de 2013

"Cidade de Vidro" por Cassandra Clare - A resenha

City of Glass

Cassandra Clare
Editora Simon & Schuster
560 páginas
Isbn: 9781416972259

Um pouco sobre o livro
Clary precisa salvar a vida da sua mãe e para isso terá que viajar para a Cidade de Vidro, onde encontrará Ragnor Fell, um bruxo que despertará Jocelyn. Já seu irmão, Jace, não quer que ele vá para o lar dos Caçadores de Sombra, pois acredita que a Clave* possa querer abusar de seus poderes e ela não saberá se defender. E no meio de toda esta confusão se encontra Simon, que após poucos dias de ter se tornado vampiro descobre que pode andar sob a luz do sol, o que levantará perguntas a muitos.

A resenha
Quando se ler uma série em que os livros demoram um pouco para serem lançados normalmente você sempre pensa que se passaram ao menos 12 meses para as novas aventuras. Assim foi com Harry Potter e Percy Jackson. No terceiro livro da série já adaptada para os cinema (o que resultou num adesivo promocional na capa do meu livro - vide a imagem da capa) faz apenas uns 30 dias que tudo começou. Em que Clare entrou no Pandemonium e encontrou um grupo de adolescentes que lutavam contra uma criatura. Ainda inocente de toda a situação, CLare toma atitudes egoístas, mas determinadas a um único objetivo, salvar sua mãe.
Em "A Cidade de Vidro" nós conhecemos... A Cidade de Vidro, Alicante, protegida pelas Torre Demoníaca*, o lar dos Caçadores de Sombra, a capital e a única cidade de Idris. Em Alicante, todos são protegidos de todos os perigos e com um alto controle de entrada, onde a maioria dos Nephilim* foram criados. E é Idris para onde Clare tem que ir.
City of Glass tem um ritmo ótimo, mais denso do que seus anteriores, eu simplesmente não pude deixar de perceber como Cassandra Clare consegue estruturar o livro de uma maneira que não o torne cansativo. Parece besteira, mas é difícil encontrar autores de livros tipo aventura fantástica que consigam manter o livro constante. Eu simplesmente não conseguia largar o livro, e me culpo até de ter deixado de estudar para terminar de ler um capítulo só e quando me vi estava já indo para o quarto capítulo.
Ter se tornado Daylighter* renovou Simon, como disse Raphael Santiago, líder dos vampiros, a maioria dos vampiros reconhecem a sua morte, e Simon não o conseguia. Se Simon não admitiria estar morto, eu sim. Quando ele estava preso dentro do quarto sendo um zé ninguém no livro anterior, eu o imaginava atuando dali de dentro ou tendo que alterar todo o cenário para a noite para conseguir fazer com que Simon voltasse "a atuar". Saibam que ele é meu personagem favorito.
O livro é muito emocionante. A angústia de Valentine estar possivelmente aprontando algo, o medo de não conseguir salvar Jocelyn a tempo e a estranha relação entre Jace e Clare que simplesmente é incestuosa faz com que o leitor esteja imerso no livro mais uma vez.
"Cidade dos Ossos" (2013), o filme foi alvo de muitas críticas por ter sido adaptado para se tornar um "produto" para um público semelhante ao que "Crepúsculo" (2008). Eu já o temia. Quando a personagem principal é mulher e por acaso envolve um romance meio proibido, facilmente se cria esse tipo de fanbase. Estou sim me limitando ao livros porque gosto muitos. Quando li o primeiro eu vi em The Mortal Instruments uma série que substituísse (em uma escala bem menor) o que Harry Potter foi. Mas foi apenas um grande engano. O filme uma aceitação que eu esperava, então por isso, eu estarei lendo os livros me focando na vida dos shadowhunters e na batalha contra essa ideologia maluca de purificar os nephilim.

As palavras marcadas com * foram retiradas direto da versão original ou traduzidas por mim. Me ajude a corrigir comentando aqui embaixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário