sábado, 14 de setembro de 2013

"Shards of Honor" por Lois McMaster Bujold - A resenha

Shards of Honor

Vorkosigan Saga #1
Lois McMaster Bujold
Baen Books
272 páginas

Um pouco sobre o livro
Cordelia Naismith e sua equipe de inspeção são atacados por uma nave de um grupo de Barrayar renegados. Ela, junto a um membro da equipe que está terrivelmente debilitado, Dubauer, são tomados refém por Aral Vorkosigan, o comandante da nave que foi tomada pelo grupo de revoltosos. Nas aventuras e acidentes da aventuras entre os dois, eles passam a criar uma relação amorosa ao melhor estilo Síndrome de Estocolmo.

A resenha
As resenhas sobre este livro são ou rígidas ou muito agradáveis. Parece que a escrita de Lois McMaster Bujold atinge vários leitores de maneiras bastante variadas. Assim como na capa "Bujold não é um mestre no enredo, ela é um mestre da emoção", mas logo comecei a me questionar se não conseguir direcionar seu livro é bom o suficiente para fazer com que ele não se torne cansativo.
Comecei a ler este livro meses atrás, sim, isso mesmo, meses. Até porque eu estou com pouquíssimo tempo para ler e as vezes prefiro colocar o assunto da faculdade em dia, ando lendo mais nos fins de semana, que são quase que uma benção para mim. Ultimamente me vi preso a dois livros, os mesmos dois livros que resolvi me prender mais ou menos na metade de julho, que marca exatamente a última vez que consegui chegar ao final de um livro.
Shards of Honor é um livro que é tão voltado para os personagens em si que acaba entregando uma dificuldade imensa para posicionar os personagens num espaço. Eu abandonei o livro. Eu odeio fazer isso, mas eu me dei este perdão já que é a primeira vez que leio ficção científica e achei justo eu ter acabado não gostando tanto da leitura.
"Eu estava me torturando"

Eu não conseguia posicionar os personagens nos cenários terrivelmente descritos pela autora, no ataque dos hexapods eu simplesmente fiquei perdido, isso me fez retornar algumas páginas ou as vezes até reler o capítulo para ter certeza que não estava julgando mal o livro. Leio bastante este tipo de ficção que usa um mundo alternativo, mas talvez este cenário espacial muito amplo tenha me confundido. As viagens espaciais eram uma bagunça de pensamentos, as batalhas nunca fizeram sentido. Eu estava me torturando, não poderia continuar lendo.
Lois McMaster Bujold sem dúvidas é uma ótima autora, mas ela não é a melhor para mim e se você se identifica com os meus gêneros literários favoritos, talvez iniciar a leitura deste não seja a melhor ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário