quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Como organizar seu tempo para ser feliz

Eu comecei este meu período da faculdade com a cabeça estourando, eu comecei a desacreditar em mim e caçando minhas falhas e aproveitando para agradecer a todos que me ajudaram, eu passei a organizar meu tempo. Todo semestre eu imprimo uma tabela no excel que eu chamo de "Mentira.xls". Eu coloco minhas aulas e meus cursos e cronometro meu tempo de estudo para garantir que eu consiga fazer de tudo. Desta vez eu imprime um Mentira que vem se provando cada vez mais verdade.


Fiz o simples. A maior das minhas reclamações eram porque eu não conseguia estudar e alcançar as metas que queria no tempo que queria. Eu me sentia sufocado. Depois de um tempo eu aprendi que esse sufoco e ansiedade que eu sentia era resultado de nada mais e nada menos que frustração de não conseguir fazer o que queria. Ao invés de fazer uma grade de horário baseado em qual matéria eu vou estudar, qual peso do assunto tem que ser estudado e quando eu irei descansar (gente, ter uma hora para descansar é desumano), eu decidi que iria fazer uma grade baseada em quando estarei descansando.


Quando você baseia seu tempo em busca dos intervalos, as horas reservadas para estudar serão mais leves. E para que isso funcione você TEM que saber que você NÃO pode ir muito além do real. Segui três passos




  1. Ame seu tempo livre

  2. Comece fazendo pouco

  3. Faça o que goste


Não são palavras de um profissional, mas soluções de um universitário frustrados.


Ouvi isso de um disciplinador no meu Ensino Fundamental II que falava sobre um ex-aluno que começou com apenas 1 hora por dia e se tornou o melhor aluno da sala. Comecei tirando essa de Pomodoro e as 6 horas diárias e cortei pela metade. Agora estudo 3 horas por dia.


Evite organizar seus horários muitos justinhos. Coloque um intervalo de 1 horas entre eles para dar tempo de uma boa distração, como sentar na frente do computador e escrever um texto. E evite horários que você sabe que não vai conseguir se concentrar, como a hora que passa a novela das 8, o dia que estreia um episódio novo daquela série que você acompanha na TV ou a hora que todos seus familiares chegam em casa ao mesmo tempo e fazem muito barulho.


Por exemplo, hoje, uma terça-feira, fico na Universidade das 7h até às 11h, levo um livro para ler e meu celular para ver uns episódios no Muu.tv na Biblioteca da Universidade das 11h30min até 12h30min quando começa minhas aulas de francês que são dentro da própria Biblioteca. O Francês começa às 12h30min e terminam às 14h quando vou para casa. Em casa eu sento e vou assistir TV e por volta das 15h30min vou para a academia onde passo um pouco mais de 1 hora. Às 18h eu vou estudar e escolho dois assuntos que me interessem mais (hoje Lei Penal no Tempo e Código Civil), vou estudando e se eu terminar antes das 21h é lucro, mas se eu ultrapassar também não fico sabendo, já que não cronometro. Quando termino de estudar eu fico livre.


Eu estou assimilando o que estudo. Isso é qualidade de tempo!


Estudando desta forma eu estou finalmente conseguindo terminar minha lista de estudos. E também finalmente conseguindo acompanhar o livro que estou lendo atualmente!


Espero que a dica ajude outros angustiados por aí como eu! Comentem outras dicas e sugestões, adoraria!

Um comentário:

  1. Vou usar essas suas dicas. Faz MUITO tempo que tento aliar minhas obrigações com as coisas que gosto. A dificuldade está em equilibrar as diversas áreas da minha vida: profissional/estudante, filho, amigo, católico... O engraçado é que quando tenho tempo livre não sei o que fazer, e se faço algo, no final acabo com sentimento que não fiz nada de bom, dá para acreditar? HSUAHSUA

    ResponderExcluir