sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Gregor, O Guerreiro da Superfície" por Suzanne Collins - A resenha

Gregor, O Guerreiro da Superfície

Suzanne Collins
Editora Galera Record
304 páginas
(2009)

Um pouco sobre o livro
Gregor, é  um garoto de 11 anos, nova-iorquino, que perdeu seu pai há exatos dois anos, sete meses e treze dias. Ele mora com duas irmãs mais novas, a menorzinha Boots e Lizzie, a avó, que ocupa  o único quarto com ar-condicionado e a mãe que trabalha duas jornadas. Num dia, Gregor vai com a irmã  à lavanderia até  que sua irmã cai num duto de ventilação e ele pula atrás e encontra um mundo subterrâneo totalmente desconhecido sob a cidade de Nova Iorque.

Resenha
Eu estou um pouco ainda animado por causa do livro. O li em tão pouco tempo que estou com uma super sensação de quero mais.
O despertar de uma nova aventura que leva à uma série de 5 livros sem dúvidas é entusiasmante. Ainda mais quando se trata do livro de estreia de Suzanne Collins no mercado literário. Collins tem uma narrativa diferente de Jogos Vorazes, Gregor é sua primeira obra, lançado em 2003 nos EUA  (2008 no Brasil). Mas ainda assim, o livro tem uma sensação de ser único, como se não necessitasse ser uma série. Foi mais ao menos como havia comentado na minha resenha de "Jogos Vorazes".
O livro é curto, apesar de suas 300 páginas. Gregor, O Guerreiro da Superfície é baseado em "Alice no País das Maravilhas", a ideia de acordo com Suzanne Collins era trazer o livro para os tempos atuais. Ao invés de cair numa toca de um coelho, o personagem cai na ventilação da lavanderia do seu prédio e ao invés de um coelho branco temos Boots, a irmã mais nova, com apenas 2 anos. Por muitos momentos eu pensei que talvez tudo o que ele vivia era apenas um sonho estranho, assim como acontece em Alice, mas logo você vai aprendendo que tudo aquilo era real e que as semelhanças acabam na ideia originária.
O começo do livro tem um desenrolar rápido, logo no primeiro capítulo todos os incidentes que o levam ao mundo subterrâneo já acontecem, o livro tem esse ritmo agitado que faz com que as páginas se sucedam rapidamente. O efeito é parecido com o que aconteceu comigo quando li "O Ladrão de Raios" pela primeira vez.
Gregor é simplesmente um garoto muito destemido para alguém que tenha apenas 11 anos, mas ainda assim o personagem é perfeitamente construído e não faz com que aconteça deslizes na maturidade da idade, as vezes o personagem consegue ser simplesmente infantil, como todo garoto de 11 anos e outros momentos ele se mostra um ótimo irmão. Isso sempre me aconteceu excessivamente quando eu lia livros juvenis, o personagem parece ter 18, mas é um garoto de 10...
Agora, meu personagem favorito sem dúvida é Boots! Veelho... sempre ria quando ela falava Guégo, aliás minha citação favorita é dela.
“- Guégo faz ebaaaaaa! – disse Boots” (pág. 21)

Estou bastante animado com a série, creio que eles vão ser sem dúvidas minha nova série favorita, ao longo de Jogos Vorazes e Percy Jackson.

7 comentários:

  1. Incrível essa influência de Alice pois AMO o país das maravilhas. Pensei que fosse uma trilogia, até que me deparei com o lançamento do vol 4 um dia desses no Submarino #okay. Mesmo assim ainda super animado para conferir isso aí.


    Abs :D

    ResponderExcluir
  2. yasmim passos dias10 de junho de 2013 18:28

    O livro parece ser muito interessante. Estou louca para lê-lo :)

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi muitas coisas legais sobre esse livro, agora fiquei mais animado!

    ResponderExcluir
  4. Já estou a algum tempo de olho nesse livro, ele parece muito interessante :D

    ResponderExcluir
  5. Eu PRECISO ler esse livro! Jogos Vorazes me despertou todo tipo de interesse em outras obras da tia Suzanne =)

    ResponderExcluir
  6. Nossa,eu PRECISO muito desse livro aqui em casa! Essa visão de cidade escondida me fascina há muito tempo,desde As Crônicas dos Kane e a Casa da Vida escondida,até o boato de que Salvador vai ser invertida na sequência de Arma Escarlate... Espero que este livro da mestre Suzanne seja tão bom quanto sua já aclamada série Hunger Games ^^

    ResponderExcluir
  7. Morrendo pra ler logo ç.ç

    ResponderExcluir