terça-feira, 19 de março de 2013

"Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas" por Raphael Dracoon - A resenha


Caçadores de Bruxas
Série: Dragões de Éter
Raphael Dracoon
Editora Leya
440 páginas
(2010)

Um pouco sobre o livro
E se todas aqueles contos que você quando criança tivessem uma continuação? E se eles fossem parte de uma história maior? O que acontece depois? Essas são as perguntas que criaram as fantásticas obras de “Dragões de Éter” do talentoso brasileiro Raphael Dracoon.
Em Nova Éther, mais precisamente em Andreanne, no Reino de Arzallum, uma garota, Ariane,  assiste a sua avó ser morta por um lobo gigante. Sua inocência é corrompida e ainda ganha um apelido infame, Chapeuzinho Vermelho. Na sua vida ela é uma garota normal, tem a escola, os professores, obrigações com os pais, tiete dos príncipes e uma amizade forte com seu amigo, que também sofreu traumas como ela, o João.

Resenha
O livro é totalmente diferente de muitos livros que já li, principalmente por se afastar daquela monotonia que muitos livros fantásticos assumem por voltarem ao tempo de uma maneira terrível. Raphael Dracoon nos mostra um lado diferente das histórias que escutamos até hoje.
Nós lemos a história de (pré) adolescentes que refletem a realidade atual, só que vivendo numa idade medieval, onde as florestas eram de ninguém e os bardos eram os únicos a nos relatar sobre todas as diversas histórias que surgem entre os troncos envelhecidos. Todos os contos são renovados para formar algo maior e essa criatividade resulta num dos meus trechos favoritos do livro.

Página 81
- O que você acha do príncipe Axel, Ariane - perguntou Maria.- O que eu acho? Ele é tudo de bom! Fala sério, cara! - você deve estar estranhando o palavreado de Ariane, pois não deve lembrar um palavreado comum a mundos etéricos de fantasia heroica. Mas garanto a você e a qualquer outro que, se isso acontece, é porque anda conversando com contadores de história elitizados, ou que apenas contam histórias da elite nobre. Pois, se passear em algumas das salas de aula dos pré-adolescentes, e digo mesmo dos adolescentes, de Andreanne, encontrará com certeza esse mesmo palvreado aqui demonstrado de forma comum. - Ele é muito fofo! Aquele cabelo lisinho, aquele corpão, aquele traseiro todo...

Falando em bardo, assim como mencionei na pré-resenha, o narrador é exatamente isso, um bardo. A impressão que tenho é de estar sentado em volta de uma fogueira com um bardo me contando a história de um príncipe, um casal de irmãos e uma garota bastante arisca.

Dragões de Éter é exatamente aquilo que os professores de português clássicos aparentemente nunca devem ter apoiado. No Brasil reinam os clássicos que não atraem mais a atenção de nenhum jovem e essa hipocrisia dos guardiões da nossa cultura criaram uma bolha elitizada que evitam que grandes talentos possam se destacar da grande multidão. Não se utiliza de folclore brasileiro para construir o enredo, mas se utiliza algo que envolve não só aos tupiniquins, mas a todos os que tiveram uma infância encantada pelos contos de fadas. Dracoon está sendo lançado no mercado Português, atavés da editora Livros D’Hoje, e vem se mostrando um destaque para a nossa cultura lusófona também.
Por vários momentos eu simplesmente temia terminar o livro. A narrativa é tão envolvente criando essa curiosidade crescente que vai consumindo o consumidor até o momento que ele esteja lendo o livro de cabeça pra baixo \o. Quem diria que a Terra do Nunca era logo ali? Ou que os sete anões são muito mais poderosos do que pensamos?
Eu enxergava a bola de neve se formando com todos aqueles fatos super excitantes e eu estava louco por uma cena de batalha! O livro se mantém bem... “cotidiano” por muitas páginas, o que decepcionou um pouco. As cenas de ação não são tão épicas quanto se espera de um livro fantástico. Mas como primeira obra de uma (por hora)  trilogia que promete muito, sem dúvidas eu irei ver algo muito grande.
ARGH! Eu estou louco para ler o segundo!
Se eu recomendo esse livro? Meus queridos leitores, eu queria que todos vocês tivessem uma cópia em suas mãos e começassem a ler logo após comentarem essa resenha ou o lobo mau vai te pegar.
Tenham medo, porque pelo que li, ele é muito pior do que isto.

ISBN: 9788562936333

Nenhum comentário:

Postar um comentário