segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"A Hora da Estrela" por Clarice Lispector - A resenha

A Hora da Estrela
Clarice Falcão
Editora Rocco
87 páginas

Um pouco sobre o livro
A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo pelo escritor Rodrigo S.M., alter-ego de Clarice Lispector, de um modo que busca permitir aos leitores acompanhar o seu processo de criação. O autor faz o relato da vida triste e sem perspectiva da alagoana Macabéa, pontuada com as informações do 'Você sabia?' da rádio Relógio, sinistro metrônomo a comandar o ritmo de seus últimos dias de vida. Para a cartomante Carlota, a quem Macabéa procura em busca de um sopro de esperança, esses dias derradeiros deveriam ser coroados com o casamento com um estrangeiro rico. Mas, ironicamente, Macabéa termina sob as rodas de um automóvel de luxo Mercedes-Benz.

Resenha
Quem conheçe um pouco de literatura e autores, sabe que Clarice Lispector trabalha a introspecção dos seus personagens. Isso fica evidente na personagem Macabéa, apresentada a nós leitores, como marginalizada na sociedade. Uma coisa que me chamou bastante atenção foi a história ter sido escrita por Rodrigo S.M, pois apesar desse alter-ego, em todos os momentos é notável que esse Rodrigo é a própria Clarice.
Apesar da história ter seus pontos altos, admito que achei a história sem muito drama. Consiste apenas em uma moça em que a sociedade explora das maneiras possíveis: colegas de quarto, chefe do trabalho. Em nenhum momento estou tirando o fato da pouca educação que a personagem recebeu. Apenas achei que assustos fortes como fome, exploração foram abordados de maneira superficial. Em todo caso, não tira minha admiração por Clarice.
O que mais gostei nesse livro foi o jogo de ideias entre o nome da obra e o desfecho da estória. A hora da estrela consite na morte de Macabéa, que mesmo sendo trágica, conta com automóveis de luxo, ironizando assim a previsão feita pela cartomante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário