quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

"Unison" por Andy Marino - A resenha

Unison: A Rede Social do Futuro
Andy Marino
Editora Jangada
272 páginas
ISBN: 9788564850156

Um pouco sobre o livro
Mistletoe é uma moradora da Pequena Saigon num futuro distópico onde a tecnologia está bem mais desenvolvida. Unison é uma rede social de alta imersão, você e o mundo ao seu redor está materializado nesse local e você só precisa logar para viver um mundo perfeito. Um login na Unison é o desejo de muitos, pois só assim poderão aliviar a dor de suas vidas, principalmente da Pequena Saigon. A história muda quando Mistletoe conhece Ambrose Truax, o herdeiro do império Unison e suas vidas passam por um novo destino.

Resenha
Eu não vou negar que estava bastante ansioso para poder ler Unison. A começar pelos e-mails que recebia da editora, as resenhas que lia e a simples sinopse do livro conseguiram me agarrar numa vontade intensa de ler essa bendita obra. Recebi ele pelos correios como cortesia da editora e facilitou bastante, já que estou com minha fila de leitura cheia e comprar livros está fora da realidade no momento.
Unison é um livro curto com altas referências a realidade distópica encontrada em obras como Matrix e também reparei em pitadas de A Origem lá. O livro se desenvolve muito rápido, em 20 páginas tanta coisa já ocorre que você perde um pouco a noção. Depois de mais algumas páginas você passa a se questionar se o autor perdeu a noção, pois há vários momentos em que as coisas vira de cabeça para baixo e não é dado nenhum indicador para você conseguir se situar de volta no livro. No final joguei o livro contra a parede e bati minha cabeça contra a quina da cômoda por alguns minutos, infelizmente, me mantive consciente.
Unison é um livro fantástico que se baseia numa história cheia de perguntas e mistérios.
Mistletoe, a personagem principal é bastante ordinária. Diria até que ela parece uma daquelas garotas dentro de seriados como Gossip Girl, fútil mais ainda um pouco inteligente. Ambrose Truax é bem maduro para a sua idade. Ele tem bem mais responsabilidades. O que é perfeito pois você entende completamente Ambrose, ele sim, que se tornou meu amigo ao longo da leitura rápida.
O cenário do livro é muito interessante. Um futuro que eu nunca imaginei. Por muitos momentos eu me peguei rascunhando a cúpula sobre a Pequena Saigon e os ricos morando em atmoedifícios.
Num geral eu acredito que Andy Marino escreveu um livro maior que ele. Sou bastante acomodado a livros com definições enormes e com histórias que se sucedem por páginas. Mas cheguei a conclusão que Unison é um novela perfeita para aqueles que querem uma boa aventura em um livro curto.
Não gosto de palpitar nada, mas ainda assim o arrisco. Na mão de outro Unison teria sido bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário