terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"A Bruxa de Portobello" por Paulo Coelho - A resenha

A Bruxa de Portobello
Paulo Coelho
Editora Planeta
296 páginas
ISBN: 9788576652175

Um pouco sobre o livro
Quem é a melhor pessoa para contar a história de outra? Ela mesma ou as pessoas que fazem parte da sua vida? Em "A Bruxa de Portobello" conta-se a história da vida de Sherine Khalil, ou melhor Athena, tem sua vida contada pelas pessoas que estavam próximas dela durante sua vida. Sua mãe adotiva, um jornalista de vampirismo, uma atriz, uma médica, todas elas contam sobre momentos delas com Athena, compartilhando com ela suas crenças e suas opiniões.
Quem é essa Athena?

Resenha
Quem é essa Athena? É exatamente assim que começamos lendo este livro. Com a curiosidade já instalada de querer saber mais sobre essa mulher tão peculiar, que nunca parece estar satisfeita com as coisas. Diferente da maioria dos livros, Paulo Coelho usa vários outros personagens para contar sobre a principal. Nunca saberemos o que se passava na cabeça dela. Quais eram suas ambições, seus desejos, sua alegria? Todos esses aspectos são limitados ao que Athena expressou fisicamente ao longo dos anos.
O livro criou uma curiosidade em mim tamanha. Athena parece ser uma mulher apaixonante e você simplesmente segue os seus passos. Saber mais sobre ela era tudo que queria e me contentava com o pouco que o autor falava. Leitura bastante peculiar.
Nesse livro, o autor explora o tema da mulher e nas ideologias baseadas na Deusa Mãe, que diferente do Deus homem que idealizamos ao longo dos anos, é atribuído a mesma entidade uma figura mais materna, mais carinhosa que embraça nossos defeitos ao invés de julgá-los. Por vários momentos essa temática foi bastante interessante para mim, mas em alguns eu achei ela extremamente boba, mas num geral ele fala sobre coisas que encaixa na vida de muitos. Ou isso ou simplesmente faz parecer que sim para atrair compradores. Foi isso que esteve na minha cabeça por bastante tempo.
Meu primeiro livro de Paulo Coelho e estou gostando bastante. A narrativa é ótima e traz uma vida as palavras pela qual sou apaixonado. Fazia muito tempo que não lia nada que me fizesse surpreender coma chegada do fim da tarde. O livro se renova a cada pessoa que conta sobre Athena. 
Gostei bastante da leitura, achei ótimos pensamentos contidos neles que levarei como grandes lições.

Citações favoritas
Página 242
Mas a única coisa que peço é: "Meu Deus, minha Mãe, não desista, até que eu consiga tomar a forma que espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser - mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas".

Um comentário:

  1. Quero muito ler Veronika Decide Morrer deste autor, parece ser um máximo. Sou suspeita pra falar que odiei essa capa, um pouquinho mais de criatividade é o que falta pra quem fez ela.

    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir