terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Portal" para PC - A resenha

Eu decidi tentar algo diferente no blog. Em vez de comentar sobre os jogos que acabei de jogar no meu blog pessoal eu vou trazer esse conteúdo aqui para o Gonca livros, para distrair um pouquinho.

Portal (PC)
Valve Corporation
2007
Plataformas:
Microsoft Windows
Mac OS X
Xbox 360
PlaySation 3

Um pouco sobre o jogo
Portal é um ótimo jogo, seja pelo seu preço (que é sem dúvidas muito agradável), pela mecânica do jogo ou a facilidade. O jogo está disponível por agradáveis R$16,99 na Loja Steam.
Ele está categorizado como ação, mas não acredito tanto nisso. Ele segue mais um gênero quebra-cabeça em FPS (atirador em primeira pessoa) do que qualquer outro.

Resenha
Eleito um dos jogos mais originais de 2007, Portal de fato te traz uma experiência diferente dos jogos que você ver por aí. A ideia em si é bem simples, cada nível do jogo é uma câmara de testes, que funciona como um labirinto ou um quebra-cabeça, para resolver esse quebra-cabeça você tem uma arma, a portalgun, que dispara dois tipos de portais, um azul e um laranja, por onde você pode se teletransportar facilmente. A mecânica aplicada no jogo torna a ideia dos portais cada vez mais fascinante, de uma maneira em que você começa a PENSAR EM PORTAIS, o que é crucial.
Aplicação dos portais para atravessar um vale.
Você acorda dentro da Aperture Science com uma voz lhe dando instruções. O legal neste momento é que ao mesmo tempo em que você vai jogando e seguindo os comandos você está em uma espécie de tutorial dado por GLaDOS, uma robô com inteligência artificial que monitora a Aperture Science. Eu não sei quanto a vocês, mas eu simplesmente odeio tutoriais longos demais e cansativos que só fazem com que você demore tempo demais para entrar em ação. Em Portal, você vai aprendendo na medida em que vai jogando, não chega um momento em que o tutorial acabe em si. Você simplesmente vai exercitando e se tornando cada vez mais criativo com a portalgun.
Eu achei o jogo curto, mas talvez seja pelo fato de ter jogado Portal 2 antes do primeiro (longa história). O jogo é formado por 19 testchambers, e acaba rápido de uma maneira que o faz desejar que tivesse 500 testchambers só para continuar "pensando em portais".

Jogabilidade
Ele utiliza comando básicos, fora os tradicionais (space = pular, WASD = andar, Ctrl = agachar) você só terá o mouse para mover a câmera, botão esquerdo para portal azul o direito para o laranja.
O jogo ainda permite que você escolha entre jogar com um teclado ou com um "Controle Xbox 360 para Windows". Ambos são uma ótima alternativa, mas se for jogar com o controle, diminua a sensibilidade nas configurações, pois a sensibilidade padrão torna qualquer toquezinho nas alavancas do controle uma viagem pela tela inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário