domingo, 25 de novembro de 2012

"Steve Jobs" por Walter Isaacson - A resenha

Steve Jobs
Walter Isaacson
Editora Simon & Schuster (EUA)
656 páginas
ISBN 1451648537

Um pouco sobre o livro
Nada mais, nada menos que a biografia de Steve Jobs, obra obrigatória na estante de todos os fãs desse visionário que nos deixou há pouco mais que um ano.

A resenha
Várias pessoas que leram a biografia acabaram chegando a clara conclusão que Steve Jobs era um idiota egocêntrico. E sim, de fato ele é um idiota egocêntrico, mas eu o admiro pelo seu jeito diferente de entender o mundo.
Muitas biografias de Steve Jobs antecedem essa, mas eram todas não autorizadas. Na obra autorizada, o autor, Isaacson, teve acesso a toda vida pessoal dele. O livro se baseia em  mais de 40 entrevistas ao longo de dois anos com Steve Jobs e outras com mais de cem amigos, familiares e colegas, o que dá uma veracidade aos fatos que muitos autores não conseguiram, pois durante a produção do livro, Jobs encorajou os entrevistados a serem o mais sincero o possível sobre ele mesmo. Logo, afirmações que demonstram desgosto ou afeto pelo co-fundador da Apple são bastante comum.
Cada capítulo da biografia é um marco na vida de Steve, que se mescla com a vida de sua empresa. O que acho interessante na obra é o que o autor levou em consideração outros momentos além dos clichês que era usados e reciclados por vários autores anteriores.
A leitura do livro é ótima, difícil de largar, perfeito pra antes de dormir e sem dúvidas um perfeito presente para essa época de natal e não só para os fãs, mas também para aqueles que se interessam pelo mundo tecnológico em geral.

Marcação favorita
‘I’m gong to find my guru’, and I say, ‘No shit, that’s super. Write me!’ And he says he wants me to help pay, and I tell him, ‘Bullshit!”
Conversa entre Alcorn e Steve Jobs sobre sua ida a Índia - local 1050

Cinema
A biografia está sendo adaptada para o cinema, o filme homônimo terá Ashton Kutcher interpretando Steve Jobs e já está sendo filmada pela Sony Pictures.
Achei ótimo terem colocado Ashton Kutcher, sempre achei que fossem muito parecidos.


Um comentário:

  1. Quero ler esse livro desde o lançamento, mas ainda não tive a oportunidade. É bom saber dessa veracidade nas palavras do autor, coisa que senti um pouco de falta nas biografias não autorizadas (nas que li). =/

    Caramba! Nunca tinha parado pra observar o quando o Ashton parece com ele! =O

    Quero assistir o filme, com certeza. Já estou cansado de ver e rever "Piratas do vale do silício". rsrs

    Abração.

    Breno Rodrigues
    Livretando

    ResponderExcluir