sexta-feira, 6 de julho de 2012

Por fora do livro

Eu acredito que eu seja uma das poucas pessoas que curta o jeito ou o material com qual um livro é blindado. Meus favoritos, claro, são os de capa dura e se vier com as páginas "rasgadas" nas bordas (deckle edge pages) eu me apaixono fácil.
Aqui em casa temos uma coleção bem velhinha de livros que meu pai adquiriu de uma biblioteca do interior de Pernambuco que acabou fechando, triste. E algo que eu fico bastante atraído é o mateiral com que eles são feitos.
Antigamente a grandes editoras tinham seus livros publicadas em bom couro e boa arte. Bem manual, feito em máquinas espertas. Tudo é bastante interessante, a forma como as páginas sãos cortadas, costuradas e blindadas a capa. Atualmente esses livros são raros no mundo literário brasileiro. Os "capa-moles" vingaram, por não pesarem no bolso do leitor nem da editora. O preço deveria cair, mas como o número de leitores caiu primeiro, e a tiragem logo depois, o preço não pode descer. 
Acabando com a síndrome de vira-lata...
Eu sou apaixonado pelo livro todo, da história a capa, eu acho que o certo é quando forma um fluxo em que tudo agrada o leitor, e no final das contas, capa-dura não é tão bom assim, bom é segurar um impresso brasileiro, bem confortável e ler na cama torcendo para não dar câimbra de tanto se contorcer com a história do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário