sábado, 5 de maio de 2012

"Pequena Abelha" por Chris Cleave - A resenha


Pequena Abelha
Chris Cleave
Editora Intrínseca
272 páginas
ISBN
: 9788598078939

Um pouco sobre o livro:
Não queremos lhe contar O QUE ACONTECE nesse livro.
É realmente uma HISTÓRIA ESPECIAL, e não queremos estragá-la.
AINDA ASSIM, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte:
Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa...

Resenha
O que torna este livro tão envolvente é a narrativa e o ritmo do desenrolar da história. Logo no início, percebemos um mistério, relativo a um momento na vida de duas mulheres que alterou seus mundos irreversivelmente; um momento marcado por decisões, que faz com que pensemos quais escolhas faríamos.

Os personagens são retratados com realismo, são atingidos por injustiças mundanas, contudo também cometem erros, possuem imperfeições e, talvez o mais importante, percebem que são assim. Não é um livro romântico, por isso muitos provavelmente não se interessarão. Peço que não esperem um conto de fadas, muito menos príncipes encantados. O livro é forte, sincero, inteligente e sentimentalista. Sei que parece estranho adquirir um livro sem saber praticamente nada do que acontece nele, mas é isso que o autor pede. E, de fato, é isto que torna a narrativa tão encantadora.

Já no começo, apaixonei-me pelo livro, principalmente pelo modo de ver o mundo de uma das duas narradoras-personagens. A primeira frase do livro e também desta narradora é:
"Eu preferia ser uma libra esterlina do que uma menina nigeriana. Se eu fosse uma libra esterlina todo mundo ficaria feliz ao me ver".

É um livro comovente e realmente muito bem escrito. Algumas partes do livro me deixaram um pouco chocada outras colocaram um sorriso no meu rosto. Um livro praticamente perfeito, no o meu ponto de vista, e que demorou a sair da minha mente. Recomendo.

“Existem coisas que os homens podem lhe fazer nesta vida, eu lhe garanto, que seria muito melhor se você se matasse antes.”
“Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: ‘Eu sobrevivi. ’”


Nenhum comentário:

Postar um comentário