quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sendo leigo aprendendo Francês

Olá leitores.
Eu estou sem conteúdo literário até porque comecei a ler hoje! Então só daqui a um tempinho deve sair algumas resenhas para vocês, nem que seja destes livros chatos de vestibular.
Então, como muitos sabem eu sou bilíngue, minha segunda língua é Inglês. Desde que adquiri fluência eu me acomodei ao simples fato de aumentar meu vocabulário com palavras super difíceis para minha redação para o ECCE, FCE, TOEFL e etc, "li meus bom livros" e planejo meu intercâmbio para UK no ano que vem com meu irmão, se tudo der certo e se Deus quiser.
Mas aí que eu me vi nesta situação. Eu não tinha mais grandes desafios. Então eu decidi de perder o medo e encarar outra. Decidi escolher o bom francês. Neste ano não tenho tempo para entrar em outro curso, mas quando eu sentar minha bunda numa cadeira da UPE eu me matriculo num bom intensivo.
França e Québec (Canadá Francês)
O francês não tão falado quanto o português. Acreditem, eu também não sabia, mas há mais pessoas lusófonas que o clássico francês. Ambas minhas avós e a minha mãe tiveram as aulas de francês em sua juventude, assim como hoje muito de nós estudamos Inglês no colégio.
Para começar eu fui atrás do livro "Francês para Leigos". Parece mais um daqueles livros idiotas que não vão te ajudar em nada. Mas eu pouco menos que uma semana eu aprendi tanto que fiquei assustado, já consigo formar frases como "Mon père est très grand" ou "Cette petite fille a sept ans et elle est honteuse" ou conjugar os verbos être, avoir, venir e os regulares no presente. A grande chave é ter um bom método de aula.
Aprender sozinho não é nada fácil, aliás é quase impossível. O mais recomendado é que você tenha alguém que te auxilie, pois você tem que saber pronunciar e praticar é claro. A grande dica é a rede social de línguas Busuu.com. Não só para os interessados em francês, mas também para várias outras línguas. Aqui o que há é a mutualidade, você como brasileiro ou português ajuda outras pessoas que estão aprendendo português, e as pessoas que falam francês também te ajudam. E o Busuu é bem conceituado, apesar de ter uma área premium você também usufrui muito como usuário gratuito.
E não deixe de imergir na cultura da língua que aprendes. Como dita o método de Berlitz, escutar conversas entre nativos ajudam muito, por isso o livro "Francês para Leigos" vem me ajudado muito.

Lembre-se. No mundo de hoje falar mais outra língua não só te trará o prazer do conhecimento, como também o tornará multicultural e aumentará sua capacidade de racicínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário