sábado, 10 de dezembro de 2011

Romances Ilustrados

Eu vejo tanto comprando as tão chamadas graphic novels (para os estrangeiristas). Nunca cheguei a ler uma ilustrada ainda, eu sempre tive a vontade, aliás queria começar com algo interessante, já bastante comentado, por isso hoje me determinei a comprar Scott Pilgrim.
Eu sou meio careta, acabo por dar preferências por letras a imagens, mas é simplesmente porque não consigo chamar uma revistinha de livro. Fica meio difícil para mim, entendem. Mas para começar, vou falar o pouco que sei sobre romances ilustrados (para os nacionalistas).
Ele começam a surgir nos EUA na década de 20, foram, primeiro, vistas como revistinhas em quadrinhos com um número excessivo de páginas. Se popularizou bastante entre os amantes de comics, pois traziam grandes títulos em vida aos olhos do leitor.
Nomeia-se romance ilustrado, aquela obra que fora adaptada do texto a imagem, mas hoje em dia encontramos alguns que foram feitos já para este formato. Normalmente estes livros são creditados ao autor e ao artista ou grupo artístico. Alguns vêm RI como um movimento artístico, ao invés de um formato, pois eles conseguem datar antigas obras do gênero.
E isto tudo conseguiu chegar aos tempos de hoje se popularizando entre o público infantil e jovem adulto.
E dando uma reviravolta nas boas livrarias, encontramos ótimos livros e adaptações como:


Se lembram do Cabine Literária? Pois é, ele fez um vídeo com uma seleção de uns quadrinhos bem legal ontem. Aqui vai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário