domingo, 11 de dezembro de 2011

Book Blogger Hop #25

Este meme é original do Crazy for Books, mas as meninas Murphy’s Library instituíram uma versão brasileira, ele é postado no blog todo domingo.

E a pergunta dessa semana foi:

Com o fim do GFC (Google Friend Connect) para blogs não hospedados no Blogger, qual será sua alternativa para reunir seus seguidores? Twitter? Facebook?
Nossa sorte no momento é que a plataforma do Gonca é blogger, então não seremos afetados com isso. Geek nato que sou, durante estas semanas estudando eu continuei acompanhando os blogs de tecnologia que sempre sigo e leio pelo meu flipboard. Para quem não sabe, a Google está descontinuando vários serviços que ela não vê um bom crescimento, dentre eles... Google Friend Connect, o serviço mais utilizado entre os blogs literários para interagir com os leitores e a editora.
Eu acredito que mesmo com os bloggers continuando com o gfc, vamos ter que chegar com algum outro serviço para poder unificar esta história toda. Em algum momento vamos conseguir unificar tudo isso. Mas no começo vai ser uma mistura de twitter com fã de página de facebook, mas eu acredito que as páginas de facebook ganham.
Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e tem um serviço ótimo de páginas: 
  • Não precisa criar uma conta a parte; 
  • Pode fazer publicações só para os seguidores;
  • É mais fácil para gerenciar;
  • Podemos integrar na barra lateral assim como o GFC. 

O Gonca livros já integrou a like box aqui na lateral logo abaixo da GFC padrão.
Mas também há quem diga que o Google + seja o novo substituto, mas eu prefiro que não seja. Principalmente porque é um beta, e só pode ter conta os maiores de 18, o que retiraria 70% dos leitores da jogada. Realmente, prever assim é difícil, até lá, veremos, só estou aqui cá no meu canto me precavendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário