quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Tortura Cor-de-Rosa" por Lycia Barros - A resenha

Tortura Cor-de-rosa
Lycia Barros
Editora Habacuc
149 páginas
ISBN: 9788589829403

Um pouco sobre o livro
Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno.

Resenha
Bem, achei bem interessante a forma como a autora abordou o tema Bullying, afinal, apesar de esse tema ser muito discutido, nunca havia visto uma abordagem com meninas. E isso é importante, considerando a forma como as meninas lidam com os acontecimentos que as envolvem. O livro é muito bem escrito, e bem pequeno o que torna a leitura rápida.

No aspecto da história, não achei que fosse cansativa, afinal ela apresenta apenas o necessário, e também o tema é bastante realista, sem exageros, até porque segundo a autora, todos os casos de Bullying ali presentes foram verídicos. Isso é importante, pois faz refletir sobre os tipos de pessoas que podem ou não estar a nossa volta. Sem contar que ainda é uma forma de conscientização para aqueles que praticam ou o que é pior, são expectadores desse ato de crueldade.

Ava, a personagem principal, é bem realista e só recua num primeiro momento. Depois, não se intimida e tenta mostrar que as práticas de violência não podem lhe esquivar. Isso é muito bom, pois não abordou a personagem principal como uma coitadinha qualquer, mas sim como uma pessoa que tem plena consciência do que está acontecendo com ela mesma.

A autora, sem dúvidas, me surpreendeu com este livro. Está de parabéns. Em todos os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário