quarta-feira, 10 de agosto de 2011

“City of Ashes” por Cassandra Clare – A resenha

Título nacional: Cidade das Cinzas pela Editora Galera Record
Série: The Mortal Instruments
Cassandra Clare
496 páginas
Editora Margaret K. McElderry
ISBN-13: 978-1416972242
Comprar > Amazon.com (Paperback) ou Fnac
5 estrelas e favoritado

notification_warning

Spoiler
O conteúdo abaixo apresenta revelações dos livros anteriores da série.

Um pouco sobre o livro
Clary Fray ainda está um pouco confusa após a revelação de ser a irmã de Jace Wayland e filha de Valentine Morgenstern, o grande vilão da história. Agora namorando Simon, ela aos poucos tenta se distrair de Jace, que está sendo acusado pela Clave de ser cúmplice de seu pai, e tendo problemas com Maryse Lightwood a matriarca da família que guarda o Instituto.
Após boatos de ataques a vários downworlders (creio ser submundanos da tradução, por favor me corrijam), fica cada vez mais evidente que Valentine está para mais um ataque.
A resenha
Este livro tem um ar bem mais calmo, mas ainda com as intrigas já conhecidas, o que não faz com que ele perca aquela conhecida ação intensa dos livros. Agora podemos finalmente dar uma olhada um pouco mais próxima no mundo dos Caçadores das Sombras, mas não é como se fosse um manual ou nada assim, mas pelo menos algumas curiosidades são apagadas. Agora nós entramos um pouco mais adentro dos personagens e realmente entender eles um pouco mais, mas ainda acho que muito mistério é deixado por cima de Jace Wayland, tudo bem ter um personagem misterioso, mas as vezes a autora pega pesado demais e isso acaba irritando o leitor, tudo tem a sua dose. O final do primeiro livro foi bastante intenso, tivemos várias revelações, e um tiro de canhão em tanto, dado por Cassandra Clare para iniciar mais uma série de livros para jovem-adultos, que promete tomar conta das prateleiras.
Os personagens secundários são dados mais importância e ficamos mais próximos deles, o que lembra "Harry Potter e A Ordem da Fênix" e eu acho isso bem elga. Quando se acessa redes sociais jovens, como o Tumblr, é fácil ver vários fãs dos personagens Simon e Alec. Eu pessoalmente gostei muito do Simon, por trás de toda a seriedade da série ele quebra o momento com suas piadas fora de hora e sua boa personalidade, é como se ele equilibrasse o livro para não ficar muito tenso. Tenho três passagens favoritas, todas são falas de Simon.
E sabem quando o livro traz aquele quê de raivinha que você fica por que todos estão contra um personagem? Pois é, em Cidade das Cinzas, Jace está sendo injustiçado pela Clave por nunca ter duvidado que seu pai fosse Valentine Morgenstern.
Eu não vou negar que eu acho que Cassandra traz um pouco dessa carga de ser uma fã de Harry Potter para cima de sua série, é possível até perceber o ritmo interessante e curioso que J. K. Rowling fez, mas não podemos compará-los.
Quando Harry teve seu fim em 2008, todos ficaram querendo saber qual seria a próxima série de sucesso e todos ficaram falando de Percy Jackson, pois é... quando Cidade dos Ossos for aos cinemas, preparem-se para serem um dos primeiros fãs dessa grande série que promete muito. Tenho grandes apostas para The Mortal Instruments.
Esta é a reedição da resenha, a primeira imperfeita pode ser encontrada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário