sábado, 21 de maio de 2011

[RESENHA] Um Amor para Recordar de Nicholas Sparks

Título Original: A Walk to Remember  (1999)
Nicholas Sparks
186 páginas
Editora Novo Conceito (2011)
ISBN-13: 9788563219268
Comprar Livraria CulturaLivraria Saraiva

✩✩✩✩✩
Notas técnicas
Só para esclarecer, eu tirei o título do livro da ficha técnica porque acho algo fácil para o leitor descobri, mas continuarei adicionando o número do livro na série (se este fizer parte de uma). E ao lado do título original, tem o primeiro ano de publicação e ao lado da editora o primeiro ano de publicação no Brasil.
Só isso, Obrigado.
Um pouco sobre o livro
Landon Carter lembra de um ano muito importante na sua vida, este ano era quando ele tinha 17 anos, 1958, na cidade de Beaufort na Carolina do Norte. Amigo do quarterback, nada atleta, membro de uma família tradicional. Ele está no seu último ano do colegial e ano que vem ele tentará entrar para a Universidade da Carolina do Norte. Sem dúvidas ele queria tornar o seu último ano especial, só não sabia ele que iria se apaixonar pela garota mais improvável… Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista, quieta, andava com a Bíblia em mãos para cima e para baixo, era gentil com todos e até “doaria um rim para um desconhecido se ele precisasse”.
Resenha
O livro já virou um filme, lançado em 2002, já é bem conhecido por muitos fãs. Assim que recebi o livro minha mãe e minha irmã já afirmava terem visto o tal filme que nunca assistir apesar de ser exibido a bastante tempo em canais fechados.
A primeira vez que leio um livro de Nicholas Sparks, sempre tive uma pequena avessão por livros românticos assim, mas fui levado a ler este livro. É simplesmente ótimo.
Uma lição de vida, pensamentos confusos e a necessidade do bem próximo formam o livro por todo. Você simplesmente se envolve no livro. O li em menos de um dia, rápido, um livro de uma partida só.
Há simplesmente algo diferente na narrativa de Nicholas Sparks que simplesmente te prende ao livro até que você se sinta realizado com as emoções dos personagens. Ele não constrói aqueles chatos cenários amorosos demais, com aquela obsessão pela pessoa amada, como se nada mais existisse, é um jeito normal de se amar, muito bem medido que faz com que o livro seja o suficientemente romântico.
Mas “Um Amor para recordar” vai além da estranha amizade de Landon e Jamie, ele corre também através das questões da caridade, da bondade e da pureza, que são as características que preenchem Jamie Sullivan e que faz com que os “pecadores” se sintam culpados só pela sua presença. A personagem é simplesmente contagiante.
Gostei muito do livro, estou muito interessado em assistir ao filme. Recomendo a todos, por mais que você não seja tão apegado a livros assim como eu, mas entendo que há mais neste livro do que jugá-lo pela capa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário