terça-feira, 17 de maio de 2011

[RESENHA] Perfeitos de Scott Westerfeld

Perfeitos [Série Feios #2]
Título Original: Pretties
Scott Westerfeld
400 páginas
Editora Galera Record
ISBN-13: 9788501083715
Comprar Livraria Cultura
✩✩✩✩✩
Um pouco sobre o livro (Spoilers do primeiro livro)
Tally conseguiu, concluiu um sonho! Agora ela é Perfeita. Junto com seus amigos Shay e Peris ela vem vivendo aventuras Borbulhantes. Adora as festas e as pessoas, e está doida para ser uma Crim. Um grupo de perfeitos que fizeram várias travessuras nos seus tempos de feios, e acho que para a garota que conheceu as circunstâncias especiais esta vai ser fácil.
Resenha
Aqui neste livro conhecemos uma nova Tally, ela pensa diferente, ela tem novas necessidades e anda num novo grupo de amigos, mas ela ainda é a mesma, tem as mesmas lembranças só que seu cérebro perfeito não a deixa ir além.
Numa festa ela se encontra com Croy e a mente dela abre, e é neste momento que eu acho interessante, quando a antiga Tally Youngblood encontra a perfeita Tally.
Ela tem que se lembrar que estava ali para poder ajudar a sua amiga, Shay, e ajudar os Enfumaçados, ela tinha se oferecido como cobaia para a cura da condição de perfeita, mas ela não consegue se lembrar pois sua mente foi alterada e isso prende o leitor.
Spoiler leve (selecione para ler)
Quando ela toma a cura no final da Parte 1, que é bem curtinha, ela vai aos poucos se encontrando com a verdadeira Tally, o que é ótimo, mas é triste redescobrir que ela está presa pelos absurdos das circunstâncias especiais.
(selecione até aqui)
Como ela está agora dentro da cidade, sendo vigiada pelas paredes e pela tecnologia de segurança de Nova Perfeição isso torna as coisas cada vez mais interessantes, pois ela está sempre sendo vigiada pelo seu inimigo e tem que agir do jeito que pode.
O autor, Scott Westerfeld faz o uso excessivo da palavra borbulhante no livro, realmente no começo do livro, Tally e Shay usam essa palavra em excesso, mas ela tem um significado afinal.
IMG_0168
Eu até achei que fosse um seríssimo erro de tradução, mas eu quis saber se era mesmo. Baixei uma amostra de “Pretties” na Kindle Store e procurei pelo termo “bubbly” que é a sua tradução original. E realmente, não culpem o tradutor e sim o autor. Mas ao longo do livro você vai entendendo o o porquê desse uso excessivo.
Borbulhante. É o estado de estar vivo, animado, diferente, triste, entusiasmado. Há várias emoções que os Crims descobriram que os despertam, que os fazem  sentir diferentes. Num resumo, quando estão borbulhantes sua condição de perfeitos é anulada e eles podem se lembrar mais e se divertirem mais, é a busca pela emoção que unem os Crims.

Realmente eu gostei muito deste livro, mais uma vez, ele é tão emocionante quanto Feios, mas é uma espécie de livro de passagem, ela vive uma aventura num modo de se reencontrar e correr atrás de seus amigos e de sua paixão. Recomendadíssimo para todos os já leitores desta série.
Capas ao redor do mundo
Pretties Compare
Só para falar da capa original, a antiga capa (a da direita) era simplesmente horrível, a versão brasileira segue o layout dela, mas utilizando uma nova imagem o que faz com que fiquemos com umas das capas mais bonitas do livro #IMHO. Mas a nova capa americana (a da esquerda) ficou muito legal, ficou bem sóbrio, mas desta vez eles viraram sem dúvida o livro para o público feminino. Pois é, capa é um negócio sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário