sábado, 19 de março de 2011

Livros Eltrônicos

[REPUBLICAÇÃO]

big-viewer-WIFI-FACING-LEFT-lrg._V188702456_Esses dias eu fiquei olhando para minha estante e fiquei pensando quantos livros eu terei daqui para que eu entrasse para a faculdade e descobri que eu teria matado uma porrada de árvores, sei que é algo estranho e meio pertubador, mas foi no começo de 2010 que cheguei a conclusão que deveria adquirir um eReader. O Amazon Kindle foi bom pois será mais fácil para que eu pudesse adquirir livros em inglês que normalmente sempre demoram 2-3 semanas para chegarem as minhas mãos, então eu fiz este post para meu blog pessoal no metade de 2010, ele foi revisado, claro, não escrevia muito bem na época.

A essência disto tudo são os e-books, já é algo velho, para quem não sabe, no começo usava-se documentos .doc ou .txt com o texto de um livro, mas era algo informal, pois se baixava ebooks em sites de fans ou de compartilhamento.

Hoje os ebooks são oficias, é comercializado, e também é preferência de muitos pelo mundo afora. No Brasil apenas uns 7% da população consomem livro eletrônicos. Pois a maior parte dos brasileiros que teem um eReader ou leem em inglês (com Kindle) ou se adaptaram aos preços cobrados pelas grande eLivrarias brasileiras.

E para conseguir controlar o texto sem muito trabalho surgiu o formato que matou o .pdf para leitura de livros, é o .epub, esse é formato é bom pois é personalizável, a fonte e o tamanho dela são escolhidas pelo usuário, logo não há reclamações de livros com fontes pequenas (o/).

Para os e-books foram criados os eReaders.  No começo era utilizado, por preferência de muitos, os já mortos palms, principalmente os antigos, pois eram em preto e branco e sem retro iluminação ótimo para não machucar os olhos e para leitura debaixo do sol... até hoje há quem leia em palms, aliás a amaior parte da leitura dos ebooks no Brasil são feitas ou pelo PC, Tablet ou Smartphone.

eink-lcd

Com o surgimento da tecnologia e-ink, a tinta eletrônica que é semelhante ao texto impresso que é o que se diferencia os eReaders dos PCs (Tablets e Smartphones). iPad e Samsung Galaxy (ambos comercializados no Brasil) não podem ser comparados aos eReaders por terem tela retroiluminada, o que é prejudicial ao olho.

eink-and-lcd

O leitor mais popular é o Kindle da Amazon.com, que também é o mais barato, custando US$139, ele pode ser comprado do Brasil pelo site oficial e o preço final fica em média dos R$550. Os que são vendidos em lojas brasileiras são os:

  • Positivo Alpha
  • Cool-ER
  • Mix Leitor D

As bibliotecas de livros eletrônicos são as que vendem os livros pelo PC ou através do próprio e-reader via wi-fi. No Brasil temos o já famoso gato sabido e os clássicos, livraria cultura e livraria saraiva, que já teem um grande número de títulos populares. Ainda há o que crescer aqui.

Mas uma vez, 2010 era para ser o ano do eReader no Brasil, recebemos bons eReaders, mas as eLivrarias não estão atraindo o público. 2011 é o ano em que as grandes empresas aprenderam como funciona o mercado e que logo deveremos viver com eReaders mais usuais ao nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário