quarta-feira, 3 de novembro de 2010

[RESENHA] City Of Bones de Cassandra Clare

The Mortal Instruments: City Of Bones
Título nacional: Cidade dos Ossos pela Galera Record
Cassandra Clare
496 páginas
Editora Margaret K. McElderry Books
ISBN 978-1-4169-5507-8
Comprar Livraria Saraiva (Português) Livraria Cultura (Paperback) ou (Hardcover)
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras.

Sobre o livro

Olá leitores, neste feriadão eu li City Of Bones que acaba de ser lançado no Brasil pela Galera Record, mas de todo jeito eu comprei o paperback na Livraria Cultura porque eu não estava disposto a pagar R$40 num livro de 450 páginas com fontes que destroem meus olhos, então tamo nóis aêw e vamo que vamo
Caraca vocês não teem noção do quão bom City Of Bones é, é uma fantasia totalmente nova diferente, uma série muita boa que já deveria ter pisado no Brasil há anos. As sinopses que eu havia lido são muito nada a ver com o contexto, todos ficam destacando a sinopse, mas não é bem assim, eu pensava que o livro era sobre uma menina que tentava provar um assassinato na Pandemonium, mas tipo, aquilo não é nada comparado ao que vem por aí, então vou esclarecer a sinopse.
Clary Fray vai para o Pandemonium Club em NY com seu melhor amigo Simon, quando na balado ela ver adolescentes estranhos e os segue e presencia esses adolescentes matando outro adolescente, mas ela não tem como provar porque o que ela viu não existe… para os humanos. Mais tarde ela se encontra com um dos adolescentes que se pertuba com o fato de ela poder vê-lo e assim Clary Fray conhece Jace Wayland e junto com ele um outro mundo.
O livro é simplesmente ótimo, diferente de tudo que você já leu, normalmente lemos livros só de vampiros, só de lobisomens, só de bruxos e feiticeiros ou só fadas, agora Cassandra juntou tudo isso e fez a série The Mortal Instruments, simplesmente ótimo com muita ação, romance, mitos e amizades. Bom para ambos dos sexos, o que me deixa aliviado porque ultimamente só venho encontrando lançamentos com muita coisa melosa e blah blah blah…
Clary Fray conhece os Shadowhunters, raça de caçadores que teem o objetivo de manter a paz na terra e ainda se divertem com isso, ao longo, principalmente na primeira parte, Clary é explicada sobre tudo, os downworlders, moon’s child e forsakens que são alguns dos focos do mundo das sombras. E já é informada sobre os planos de Valentine, o grande vilão da história.
Não posso seguir adiante, creio que vou soltar Spoil (se não já soltei né).
Notas
Eu achei legal os instrumentos que os Shadowhunters utilizam, são bastante diferentes, como o uso de stele e runes e toques de magias aqui e lá, eu acabei me rebatendo à Harry Potter, creio que The Mortal Instruments irá se dar tão bem quanto Harry Potter ou ao menos melhor que Percy Jackson, e falando nele, também achei legal o que Cassandra fez que parece com o que Rick Riordan fez, que é adaptar estes seres míticos aos tempos de hoje que eu achei muito legal, principalmente com a confusão que Clary Fray fica ouvindo Jace Wayland explicando para ela.
Sobre a autora e extras
Enfim Cassandra Clare, pelas minhas fontes, é uma fã de Harry Potter e de novelas young-adults, tanto que escreveu uma :P, enfim… quando jovem ela escrevia hitórias para seus clockwork angelamigos e se divertia com blogs e grupos de autores, até surgi The Mortal Instruments que já tem uma trilogia paralela chamada The Infernal com o primeiro livro Clockwork Angel  que conta a história de Tessa que é uma Downworlder ao invés de uma Shadowhunter, mas o meio que ela vive é o mesmo, quem estiver insteressado recomendo esta resenha em inglês do blog The Page Flipper (aqui). Assim que eu ler City of Ashes e Glass cutucarei este. Seus livros vem com blurbs de Stephenie Meyer avisando à Edward Cullen e Jacob que está passando um ótimo fim de semana com Jace Wayland e que The Mortal Instruments cria um ótimo mundo em que ela gosta de viver.
De acordo com o site oficial e o blog da Cassandra Clare a série vai sim virar um filme, mas nada muito breve, eles já buscam autores para os personagens e pelo os que vi, eles estão escolhendo bem, no YouTube encontramos alguns booktrailers feito por fãs que são bastante interessantes e introduzem bem o livro para o novo leitor, aqui vai meu favorito:
Capas ao redor do mundo
Nota: A Capa de portugal é muito feia, parece uma montagem feita por um fã do livro de 12 anos de idade, favor, capa de City of Ashes com o título de wordart com degradê…
cidade-dos-ossos cidade-dos-ossos Cover_GRA.jpg'  
Trecho favorito
“It means ‘Shadowhunters: Looking Better in Black Than the Widows of our Enemies Since 1234.’” - Jace Wayland

Nenhum comentário:

Postar um comentário