terça-feira, 19 de outubro de 2010

[RESENHA] A Menina que Brincava com Fogo de Stieg Larsson

A Menina que Brincava com Fogo 
Título Original: Flickan som lekte med elden
Stieg Larsson
608 páginas
Editora Companhia de Letras
Comprar Submarino.com (Economica) ou Livraria Cultura (Brochura)
(SPOILS DO PRIMEIRO LIVRO)
Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados - um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis, e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados.
Sobre o Livro (SPOILS DO PRIMEIRO LIVRO)
Meu Deus, eu não sei mais o que falar sobre Stieg Larsson, a leitura é simplesmente perfeita, o livro começa a prender na sua mão e toda vez que eu descansava eu ficava pensando “poxa eu deveria continuar” “E a Lisbeth, como vai ela?”, coisas assim.
Eu comecei a ler este livro assim que terminei a leitura de O Ladrão de Raios que me custou 1 dia e uma manhã e de noite eu dei uma lida em 3 capítulos, e acabou eu estava preso na grande armadilha de Stieg Larsson, o livro é simplesmente fascinante, eu adorei poder rever Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist mais uma vez em suas aventuras, quando eu terminar de ler A Rainha do Castelo de Ar eu sem dúvidas sentirei saudades deles, mas um sentimento de morte, pois quando você chega ao segundo livro e começa a revê-los, é como se você tivesse viajado… para mim foi como ter ido à uma viagem de 1 ano e meio (intervalo dado por Stieg Larsson entre o primeiro e o segundo livro) aos EUA (Ladrão de Raios) e de novo eu estava em Estocolmo em busca de Mikael e Lisbeth. O livro é uma continuação do primeiro, mas o contexto não se une, agora o esquema é outro. Dav Svensson se junta à revista Millennium para apublicação do seu livro que irá denunciar uma márfia de homens que não amam as mulheres, homens sádicos que mataram “putas” (como Stieg Larsson utiliza) de um jeito perveso. Lisbeth não está mais falando com Mikael e o evita, ela o quer longe de sua vida, pois ela o viu com outra mulher, quando pela primeiro vez eu sua vida ela quis compartilhar algo com alguém, isto à deixou ridícula e com raiva dele, mas ainda não deixa de fuçar o PC de MikBlomkvist, ai é quando tudo muda para ela.
Lisbeth é acusada de triplo assassinato, mas Mikael Blomkvist, Dragan Amarskij e Palmgren (seu primeiro tutor) acreditam que Lisbeth é inocente desses assassinatos, mas como Dragan tem que ser imparcial e Palmgren está internado em uma clínica de recuperação por causa do seu derrame só  Super-Blomkvist pode ajudar agora, e ele vai ao fundo com tudo, é simplesmente surpreendente.
Este romance teve muito, muito, muitos blocos, uma capítulo altera em uns 3 blocos diferentes, o que faz o livro dinâmico demais, e muito emocionante, pois em torno do caso de Lisbeth há 3 investigações, e isso vai causando intrigas, sub-intrigas e troços-mais que faz com que você não respire em momento algum. Confesso que teve um momento que eu tava porreado porque eu não aguentava mais tanta informação, mas novamente Larsson fez com que tudo se juntasse no final e as revelações são de matar, ler este livro num quarto trancado é uma dica boa, pois você fica gritando, pulando, caindo no chão amassando a capa de traz e recuperando o formato anterior (pois é #aconteceucomigo) que se você ler em público você será dado como psicopata, mas é muito bom.
Notas dos personagens
Mikael Blomkvist é o meu novo herói favorito, ele é uma espécie de super jornalista teimosos que consegue resolver tudo, é simplesmente muito bom, você se põe no lugar dele e acaba querendo resolver também, mas ou menos no final do livro, faltando umas 140 páginas, eu peguei o meu caderninho moleskines e comecei a tomar notas e notas, e começando a formular a questão e tentando descobrir quem é o verdadeiro culpado? Porque Lisbeth? Foi Lisbeth? E os cafetões? O que é o Mal? Eu cheguei à um assassino, acertei! :D mas ocorre que eu errei as minhas fontes (sério tenho que parar de ler este livro) mas Tio Stieg mostrou como tudo se desenrolou e onde eu tinha errado. CARA É MUITO BOM, GOSTEI BASTANTE, pena que Stieg Larsson morreu [LUTO].
Eu fiquei com raiva de Lisbeth Salander tudo está dando errado com ela e ela nem se move, a personalidade de Lisbeth é única, ela é totalmente diferente, apesar de estar parada ela tinha o controle, era a pessoa mais segura do mundo.
DE 1 À 5 > 6,5 ESTRELAS assim como o primeiro livro.
Capas ao redor do mundo
5081442 Millenium 2-Flickan Som Lekte Med Elden the-girl-who-played-with-fire
As Brochuras Brasileiras são sem dúvidas muito sem graça, todas são iguais, eu gosto da que eu comprei que vem em vermelho (1ª), azul (2ª) e verde (3ª) que é a versão econômica. A sueca tá mais leve e eu achei até mais legalzinha pois ao menos tenta alcançar o tamanho da tatuagem de Lisbeth. A Americana é muito abstrata, cabelos loiros jogados no chão e o título, sei lá é muito nada a ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário