domingo, 12 de setembro de 2010

Só para os já leitores de “A Menina que não sabia Ler” de John Harding

Agora vou continuar com minha resenha, mas eu peço para os que não leiam que não continuem, a não ser que pretendam saber detalhes da história final.


            Não se vocês perceberam, mas no final do livro, há certas perguntas que ficaram em minha cabeça, como se tivessem arrancado páginas do livro. Lá vão todas as minhas dúvidas.<!--more-->


Porque o tio de Florence não queria que ela lê-se?


            A Srta. Grouse e a Sra. Van Hoosier eram mulheres e estudiosas leitoras, então sem dúvidas já tiveram aulas apesar da época, a Srta. Taylor falou que era algo muito estranho e desconhecido do fato do tio de Florence a proibi-la de tal forma, então porque diabos essa proibição?


A leitura excessiva de Florence não a levou a uma espécie de alucinação ou algo parecido, que a levou a crer que a Srta. Taylor era uma bruxa.


            Apesar de tudo que aconteceu, o fato dos espelhos, o andar sobre a água, e a corrida veloz pelo bosque, talvez a Florence simplesmente ficasse muito obcecada com o irmão e começou a ficar meio que super protetora, imaginando que uma preceptora novata queria roubar seu irmão, mas se eu estiver certo isto também não explicaria o comportamento estranho da Srta. Taylor, como não comer, não dormir a noite inteira, tratar os outros indiferentes, temer os Van Hoosier, e ter feito o que fez com Florence quando suspeitou que ela tinha pego as suas pesagens para França.


E o fato dela encontrar a Srta. Taylor todas as noites falando que poderia comer Giles, não signifique exatamente que ela realmente queira o comer, mas sim uma espécie de carinho ou algo assim, pois de acordo com o foto que ela encontrou dentro da Bíblia da Srta. Taylor após ter jogado ela dentro do poço, tinha ela junto com um homem e um bebê, o que significava que a obsessão de Taylor por Giles poderia ser simplesmente a falta que o seu filho trazia a ela, mas ela também poderia ser a mãe de Giles, pois nas fotos que ela encontrou no quarto da Sra. Grouse, não tinha a cabeça da mãe de Giles nas fotos e deixou esse mistério aberto assim meio que simplesmente.


E porque ninguém não levantou uma única suspeita de que Florence realmente teria deixado o Theo Van Hoosier morrer por ela ter lhe negligenciado o spray dele?


            Covenhamos que por mais que tenha sido bem pensado, o plano de Florence tinha falhas, mas ainda assim no final do livro ela é passada por boazinha.


E a Srta. Grouse bem que poderia ter confirmado que estava viva após o acidente na escada com a Srta. Taylor


E como ficou a relação de Giles com Florence, após ela ter matado 2 pessoas em um só dia?


            Tudo bem que ele estava adormecido, mas tudo foi muito forçadamente armado. Por mais que ela tenha se passado por Srta. Taylor e ido a estação, creio que uma garota próxima aos 13 anos, magra como Florence era, conseguiria se passar por uma preceptora, e pela obsessão de Taylor por Giles, ela não abandonaria Blithe sem ao menos levar Giles com ela, a não ser que tivesse sido morta.


E ninguém ao menos achou que ela era louca por ter quebrado todos os espelhos da casa?


            Gente, todos os cômodos tinham espelhos, ela os quebrou e despareceu com eles, e ninguém suspeitou que isto fora provocado por Florence? Simplesmente notaram o sumiço do grande espelho da entrada de Blithe.


Pois é, realmente a erros aqui que me intrigam e me levam a não estrelar em 5, pois achei isto simplesmente falhas imperdoáveis, quem já leu, comente, quem não leu e acabou lendo este post, me perdoe, mas avisei!


 

2 comentários:

  1. Nossa concordo plenamento com vc, o livrou deixou muito a desejar ,o que mais me deixou aflita fooi o fato de nao saber realmente quem a sr taylor era, se era ruim se era a mae de giles, sei lá acho que precisaria de continuacao, seria o unico geito de deixar o leitor mas satisfeito.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Filipe Capella14 de setembro de 2010 08:11

    Ainda bem que você concorda comigo, achei que era o único no meio de vários que elogiavam A Menina Que Não Sabia Ler que não tinha gostado completamente da história.

    ResponderExcluir