domingo, 12 de setembro de 2010

[RESENHA] A Menina que não Sabia Ler de John Harding

            Este é o terceiro livro que estou escrevendo uma resenha, desta vez ele é recente, as resenhas ainda rolam por aí, e então resolvi escrever a minha também, pois não estou concordando em muitos aspectos do livro. Este livro é um best-seller nas livrarias brasileiras e sem dúvidas é um ótimo vira-página, eu simplesmente fiquei preso a leitura do livro, terminei ele em três dias, são 282 páginas, muito bom e ótima história.




            Então, diferente do que eu fazia antes, eu resolvi pegar meu caderninho moleskine e começar a tomar notas sobre o livro para poder postar aqui no blog, então antes do resumão aqui vão meus pensamentos sobre o livro.


Meus pensamentos


“Leitura fácil, história lhe puxa, levando-o a leitura impulsiva”


“Começo do livro parece imaturo, só mais uma história de época, mas você acaba se impressionando no final”.


“Fácil formar todo o cenário na sua mente, sentir as emoções e fazer parte da história”.


“Mistério envolvedor”


“História é bastante fria, magnífico”.<!--more-->


Título


            Decidi comentar sobre o título escolhido para a versão brasileira do livro, o título original inglês é “Florence and Giles” e para o Brasil ficou “A Menina que Não Sabia Ler”, digamos que o título inglês foi boa escolha, se encaixa perfeitamente ao longo da história, mas não é algo que complete, pois a história não é de Florence e Giles, mas sim da obsessão de Florence de proteger o seu irmão, mas se formos mais coerentes o título inglês foi bom pois explica o que tentei falar. O título brasileiro também foi boa escolha, mas é algo que só se encaixa ao começo do livro, mas ao mesmo tempo é um título que guarda todo o mistério da história, começando bobo e terminando triunfante é sem dúvidas uma leitura recomendada para a família inteira, falo isso porque o livro é da minha mãe, ela o tinha comprado nas férias de julho, e o vi andarilhando por ai e resolvi agarrá-lo assim que desistir da leitura de mentes perigosas.


Resumão


            Florence é uma garota de 12 anos que mora na casa Blithe, longe de Nova York, na época de 1891, ela mora com seu meio-irmão mais novo Giles, a governanta Srta. Grouse, os criados Mary, Meg e John. Seus pais morreram e eles viviam à custa de seu tio que nunca olhou para os rostos de seus sobrinhos.


            Florence era educada como toda boa garota de sua época, aprendia a costurar, bordar e cozinhar, mas ela queria algo mais. Durante suas brincadeiras com seu irmão Giles, eles encontram um cômodo em Blithe que nunca fora apresentado, uma linda biblioteca, cheia de livros, Florence ficou encantada, apesar de ser analfabeta por escolha de seu tio, ela começou a ficar interessada pelos livros, ela amava olhá-los e tentar decifrar os códigos gravados nas páginas. Logo decidira que queria aprender a ler, mas a Srta. Grouse lhe alertou sobre o que seu tio tinha dito, ela deveria ser analfabeta, por motivo desconhecido. Mas ela começou a ficar cada vez mais curiosa e começou a se virar em sua leitura, ela observava John lendo o jornal e lhe perguntava os fonemas, e assim aprendeu a ler. Depois disso, foi várias e várias visitas secretas a biblioteca, estudava e se aventurava nos livros.


            Quando seu irmão Giles vai estudar num internato em Nova York, ela começa a sentir falta enorme dele, e valorizando-o cada vez mais, neste longo tempo ela ficava se escondendo e lendo livros, conhecera Theo da casa dos Van Hoosier, ele se tornou sua companhia apesar de não gosta-lo muito dele, por ter-lhe roubado um beijo e lhe chamado de tola.


            Não sei se estaria certo em continuar com este resumão, pois a história é realmente cheia de surpresas, e bastante planejada então eu decidi parar por aqui, deixar-lhes com vontade da leitura sem duvidas seria o melhor que eu pudesse fazer à vocês.


Sobre o Livro


            A Menina que Não Sabia Ler sem dúvidas é o melhor livro que li neste gênero, mas não daria 5 estrelas, logo ao final deste post vocês irão descobrir o porquê. É um livro de 282 páginas, em brochura apenas (como toda editora brasileira), e não recomendo a leitura de sua versão em inglês pelo fato do uso da linguagem no livro, ler na sua língua nativa é o melhor que poderão fazer, aumentar a atenção aos fatos e não ignorar palavras que não saiba a tradução.


            Mas os meus problemas sobre o livro é o final dele, é o fato de como certos fatos foram simplesmente largados e não resolvidos, vou falar sobre isto em outro post, pois quero apenas a leitura dos que já leram o livro, não pretendo estragar a surpresa ou a vontade de leitura para os que pretendem lê-lo.


Sobre o Autor


            John Harding é um escritor inglês fascinante, fiquei realmente surpreso coma história, queria uma leitura leve, algo bem cotidiano e 2 dias depois estava cama paralisando com o que acontecia com Florence, tão entusiasmado e assustado quanto estive durante o final de Wolf Winter, meu primeiro livro da minha temporada.


            Quando comecei a procurar  um livro para ler, eu achei a MQNSL e queria procurar sobre o leitor, ler um pouco sobre ele e as obras que já havia escrito, mas não encontrava de maneira alguma, ele não escolheu o melhor nome para assinar seus livros, na busca do google e da amazon encontrava um guerrilheiro, um político, uma mulher estranha e nada de John Harding, o escritor de A Menina que não sabia ler, também não sabia o título original do livro, então simplesmente chutava o título no google com “The Girl Who Can’t (Couldn’t) Read”, até que fui na página 6 do livro, aquela onde fica as informações dos livros traduzidos e tal, e descobri sobre seu título “Florence and Giles” e ficou mais fácil continuar com a minha busca.


Recomendações


            Sim, sem dúvidas, este é um tipo de livro que você deve correr a aquela livraria ou quiosque de livros mais próxima e achará, pois eu achei, compre-o, pegue-o emprestado, leia-o e o der para todos os seus amigos e familiares lerem, porque meu querido leitor, é realmente um livro muito bom. Espero por uma versão filme, mas não creio assim, pois ele não é tão gigante quanto é para as livrarias locais, mas já vejo o filme rodando em minha cabeça e até as cenas que deveriam ser cortadas, não esquece... Um pequeno delírio, o livro todo não merece receber cortes, é magnifico.


Extras (não importante)


            Terminando a leitura de A Menina que Não Sabia Ler estou caminhando para o mundo maravilhoso de Gregory Maguire através de Wicked e chegando a marca das 1000 páginas nesta minha temporada de leitura, decidi começar a leitura de Wicked segunda, porque passei ontem o dia todo lendo o anterior e isso cansou um pouco minha vista, tenho 0,5 de astigmatismo, não é nada forte, mas leituras grandes demais faz com que fique com dores de cabeça ou enjoado; hoje li apenas o prologo dele que é bastante interessante,  e amanhã vou começar a devorá-lo, se não tiver teste nenhum para esta semana, creio que termine de lê-lo no dia 24/09, este é o meu prazo máximo, o livro tem em volta de 600 páginas, não leio tão rápido assim, mas com o tempo irei me acostumar, aliás quando li Wolf winter eu lia muito devagar, percebi que minha velocidade de leitura aumentou bastante, até com a língua inglesa, que depois de About a Boy vi que estava lendo como se fosse a minha língua nativa. Obrigado e me sigam no twitter @marfilgonca 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário