sábado, 18 de setembro de 2010

[RESENHA] O Menino do Pijama Listrado de John Boyne

Este é quarto livro no qual eu estou escrevendo a minha resenha aqui no blog, é fato que eu demorei para poder mostrar a minha opinião aqui no blog, mas também tudo isso ocorreu porque eu estava seriamente entretido na leitura de "A Cabana" por William P. Young. Encontrei este livro na lista de mais 'vou ler' da rede social de leitores Skoob, na manhã da segunda-feira eu estava decidido a comprar novos livros para mim, eu estava ficando com poucos e não suportava ver aquilo, me sobravam apenas Eldest e The Adventures of Huckleberry Finn, então decidi usar meu próprio dinheiro para poder adquirir os novos livros, já que meu pai simplesmente demorava demais para poder fazer isso, quando estava na livraria olhei para o livro e a capa me recordava o site e decidi levá-lo comigo a todo custo, logo após ter encontrado "A Cabana" fui ao caixa onde eu tinha percebido que este livro tinha me custado R$34 enquanto o outro foi apenas R$24, apesar disso prosseguir, não o li no mesmo dia, pois A Menina que Não Sabia Ler ainda me abalava com todos os seus mistérios, mas simplesmente passamos por cima disto tudo. Então aqui vai à vocês a minha resenha de O Menino de Pijama Listrado do ótimo autor, John Boyne.




Meus pensamentos (Skoob)


"o autor usa trechos repetidos, mas mesmo assim é uma leitura muito boa, ótima para se ler em descansos de outros livros [...]."


"finalmente o menino do pijama listrado, Shmuel apareceu [...]."<!--more-->


Título


Há quem fale que o título fora mal escolhido pois Shmuel, o verdadeiro menino do pijama listrado, só aparece na metade do livro, mas a escolha do título é simplesmente perfeita, pois a grande mensagem do livro é a maravilhosa amizade enter Bruno (personagem principal) e Shmuel.


Resumão


Enfim, este livro é um livro sobre a época do nazismo, e ele já foi adaptado para os filmes, mas ainda assim vale a pena a leitura, este livro só tem míseras 180 páginas mais ou menos, e me remete ao tempo das aulas de leitura que a professora nos dava aqueles para-didáticos para leitura.




Bruno é um garoto de 9 anos que está se mudando de sua cidade, Berlim, para outra casa no campo de concentração de Haja-Vista, ele está se mudando por causa de seu pai que é um soldado do exército alemão, que está em plena guerra nazista.


Ele tem que enfrentar o fato de estar em uma casa no meio do nada, perder os seus três melhores amigos, e os 5 andares de sua antiga casa. Desafios fúteis, mas que para uma criança como Bruno, tudo isto era muito bem valorizado para ele. Da janela do quarto de Bruno ele observa "uma fazenda", na qual ele começa a se questionar o que exatamente aquilo era, eram pessoas andando para cima e para baixo com pijamas listrados, claro que ele se questionava, mas aquilo tudo era como uma aventura para ele, até que em uma de suas aventuras ele acaba por descobrir o melhor amigo da sua vida, com quem nunca havia brincado.


É realmente uma ótima história.


Sobre o Livro


Este livro é fascinante, ele tem poucas páginas e de acordo com outros leitores o autor, John Boyne escreveu ele em apenas 2 dias, livro foi best-seller e ainda ganhou sua versão para as telonas (globo feelings), realmente é muito interessante como o autor usa as palavras, era como se uma criança falasse de outra criança, mas ainda assim não é um livro para garotos de 9 anos, como diz o autor na orelha esquerda do livro.


Creio que este livro é muito bom, o final é deixado como suspense, mas não estraga nada, mas ainda assim é como se pedisse para que você veja o filme e lá encontrará a resposta, do filme ao livro há pequenas alterações, mas ainda assim não tira a magia do livro.


Leia!


Extras



http://www.youtube.com/v/j3fK0p3x0RE?fs=1&hl=pt_BR&color1=0xe1600f&color2=0xfebd01

Nenhum comentário:

Postar um comentário