sexta-feira, 24 de setembro de 2010

[RESENHA] Leaving Atlanta de Tayari Jones

E este livro me veio como um acidente, eu estava em mais um intervalo do curso de inglês, e resolvi escolher um livro para poder acalmar o suspense de "Fortaleza Digital" por Dan Brown, o fim de semana passado foi uma leitura tranquila, eu estava lendo leaving atlanta e depois fortaleza digital, mas numa noite de domingo fui checar minha agenda para ver se teria algo diferente no colégio, e a semana toda foi de testes, fiquei com curtos tempos para minha querida leitura e então decidi dar a preferência para este livro pois era um livro de biblioteca e tals e como hoje foi simulado no meu colégio, eu fui para lá de manhã às 8h e sair às 11h e fiquei com a tarde para mim, apenas terminei de ler ele não cheguei a tocar o outro.


Mas ocorre que simplesmente gostei bastante do livro, e não precisa ser afro para lê-lo é para todas raças.




Amazon, Hardcover edition US$23,45


Meus pensamentos (Skoob)


19/09


19% "Incrível como me interessei pela simples vida de Tasha, mas covenhamos que Monica é uma viada!!! que menina porre, me segurei para não continuar a leitura..."


20/09


38% "Na parte 2 do livro, a autora muda da vida de LaTasha para Rodney, e o jeito que ela escolheu para narrar é horrível, é na segunda pessoa!!! Nunca li nada narrado na segunda pessoa! É como se você tivesse sofrido um acidente, perdido a memória e do nada alguém escreve um livro lhe entregando as suas lembranças perdidas! A história tá legal, só espero que tenha uma parte 3 onde volte a LaTasha ou ao menos volte na terceira pessoa!"


21/09


53% "O livro ainda está bastante interessante apesar da segunda parte ter sido na segunda pessoa agora eu estou entrando para a terceira parte, e se não me engano agora é na primeira!!!"


22/09


65% "comecei lendo leaving atlanta para não ficar aliviar o mistério de Fortaleza Digital e agora estou com muito pouco tempo e estou dando preferência à este pois é um livro de biblioteca e melhor entregar logo! A história está ficando, tudo se encaixando, Como tive muitos testes esta semana, creio q só na sexta der para ler mesmo, vou não terei aula!"


23/09


78% "consegui um tempo maior, mas ainda não suficiente, ao menos amanhã não irei para o colégio e terei mais tempo para mim! O Livro está ótimo e o final continua um mistério e ainda me pergunto sobre o título do livro!"


24/09


100% "ótima história, e o título é perfeito de todo jeito, quando cheguei a última página, comecei a sentir saudades do livro."<!--more-->




Título


Confesso que quando peguei o livro o julguei pela capa, mas julguei-o bem, primeiro era um lindo hardcover me encarando de longe e não resistir ao pegá-lo, segundo era um livro sobre a vida em Atlanta nos EUA, uma região conhecida pela maioria afro-americana, e estava bastante interessado nos vocabulários e também sobre os jeitos. Logo quando cheguei a metade comecei a me questionar sobre a escolha do título, aliás quando e quem irá embora de atlanta, mas ao final do livro você descobre o personagem, e nem ao menos ligará para isto, pois eu sem dúvidas admito que a escolha foi perfeita pois o título não denúncia a emoção da leitura.


Resumão


Esta novela é divida em três partes, a primeira sobre a vida de LaTasha, a segunda sobre a de Rodney e a última sobre Octavia. Todas estas crianças passam pelo mesmo problema, estudam no mesmo colégio, onde teem dificuldades sociais, e moram na mesma área. Um sequestrador de crianças negras esta matando crianças que eram próximas a eles. E a autora vai contando sobre a vida deles e elas vão se encaixando perfeitamente.


Parte 1: LaTasha. LaTasha é uma garota que acabou de entrar na 5ª série e está com dificuldades em se fazer madura, querendo aparentar mais velha, ela era amiga da garota mais popular de sua sala Monica, mas após brigas elas deixaram de serem amigas ao chegarem na 5ª série, LaTasha gosta de dois garotos, mas não do mesmo modo, Jashante a encantava chamando-a de "Fancy Girl" e o Rodney era o garoto fofo. Na sua casa sua mãe e pai já alertava à ele e a DeShaun, sua irmã mais nova, sobre a onde de crimes que rodeavam Atlanta, e sobre o sequestrador de crianças-negras. Até que o Jashante, o garoto que estava sendo mais do que seu amigo desaparece...


Parte 2: Rodney. Rodney é um garoto que sofre bastante influência de seu pai que é bastante rígido em questão de sua educação, sendo até mesmo um pouco antiquado na hora das punições. Ele acaba se entrosando com um amigo e começa com pequenos furtos a loja de doces, e com estes doces que ele se alimentava dos dias que não comeu nada, com estes doces que Rodney chamou a atenção de Octavia, uma garota de pele escura que se sentava afastada dos outros.


Parte 3: Octavia. Octavia é diferente dos outros, é mais pobre, é mais negra do que seus amigos e recebe apelidos como "Watusi". Ela não gosta de ninguém em seu colégio, por causa do "bullying" que sofria dos outros colegas, até que um dia conhece Rodney e passa a gostar bastante dele. Octavia é a conclusão da história de Tayari Jones, a que sofre com a morte dos amigos e a que tem que sofrere a sua despedida das ruas de Atlanta.


Sobre o livro e o autor


O livro é simplesmente fascinante, você se prende a ele e quando está longe, fica se roendo querendo saber do que irá acontecer em seguida, é ótimo. Um livro pequeno, boa leitura, sem dúvidas lhe levará para o cotidiano dos personagens. Só não dou 5 estrelas por culpa da parte 2, bem breve, mas muita chata pois foi usada a narração na 2ª pessoa e não achei nada legal.


O final é simplesmente ótimo, vontade de reler, mas ainda estou tentando me afastar destes sentimentos de Octavia, e também é incrível como a parte 1 e 2 que eram inúteis para mim se tornaram essenciais, a autora simplesmente conseguiu fazer com que cada parágrafo valesse a pena, é fascinante.


Tayari Jones cresceu em Atlanta, e Leaving Atlanta foi o seu primeiro livro, lançado em 2002, e baseado nos assassinatos de Atlanta de 1979~1981, e ela era uma criança durante esta época e dois amigos seus, Yusef Bell e Terry Pugh foram vítimas; ela também escreveu The Untelling (2005) e está para lançar Silver Girl. Ela também ganhou o Hurston-Wright Legacy Award em 2003 com o livro Leaving Atlanta, mas vale lembrar que Tayari Jones não é apenas um ótima novelista, como também uma professora e ensinou escrita criativa na Universidade de Illinois e também na universidade de George Washington. Obrigado e me sigam no twitter @marfilgonca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário