domingo, 26 de setembro de 2010

[RESENHA] Fortaleza Digital de Dan Brown


Opa! Olá, este é o primeiro post direto para o Gonca livros. Eu já adicionei o Intense Debate ao blog, para poder facilitar a entrada de qualquer um para a lista de comentários, facilitando a identificação do leitor.
Hoje pela manhã eu terminei de ler o Fortaleza Digital o já conhecido livro de vários leitores e fãs de Dan Brown, o autor do best-seller mundial "O Código Da Vinci". Este livro não é um livro que eu tenha comprado necessariamente para mim, foi um presente do Amigo Secreto para o meu pai, mas ele não gosto muito deste gênero de leitura, então eu me dei o prazer de roubá-lo e desfrutá-lo. Fantástico.
Eu comecei a ler este livro no domingo passado, quando eu havia pego "Leaving Atlanta" de Tayari Jones no dia anterior, logo eu percebi que não teria muito tempo para poder ler o fortaleza digital, então pausei a leitura e o adiei.


Sinopse

Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.

Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.

"Fortaleza Digital é o melhor e mais realístico suspense tecnológico lançado em muitos anos. A habilidade de Dan Brown para tratar do conflito entre as liberdades individuais e as questões de segurança nacional é impressionante... Impossível não ficar arrepiado a cada página."

Sobre o livro

Lançado no ano de 1998 nos EUA, foi o primeiro livro que Dan Brown publicou, na época ele ainda dava aula para uma faculdade, mas após Fortaleza Digital ele decidi continuar escrevendo mais livros e se dedicando apenas a esta profissão. No final deste livro Dan Brown faz uma menção a si mesmo, quando David Becker decidi publicar sua aventura e abandonar a profissão de professor, não estou entregando o final, vá por mim o último capítulo do livro não reflete o livro inteiro.

É simplesmente ótimo, David Becker tem as características de Robert Langdom e quando eu imaginava as cenas na minha cabeça sempre vinha a imagem do ator que fez o Robert, por causa disso eu meio que me forçava a imagem de que o David Becker era o personagem principal, mas não é. O livro gira em torno da NSA, logo na personagem Susan Fletcher a noiva de Becker, eu sempre me esquecia disso, mas os capítulos que narram sobre Susan são ótimos, o jeito como Dan Brown descreveu tudo perfeitamente lhe faz cair nas mentiras e verdades do livro, que é algo que o marcam, quando um personagem explica algo, você irá acreditar, pois não há falhas, mas logo depois tudo é desmentido e ele lhe passa uma verdade que cobre todos os defeitos da anterior e do nada tudo que você acreditava não vale mais, é um algo que Dan Brown sabe fazer muito bem.
A cada página que se passa o suspense aumenta, e ele nunca para, quando você acha que pode se alcamar, o suspense da história volta e continua até o último momento, foi um livro muito bom e sem dúvidas quero relê-lo, mas deixaremos isto para o futuro.

Obrigados por lerem, e comentem aqui embaixo, e compartilhe com os seus amigos, obrigado, @marfilgonca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário