quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[RESENHA] About a Boy de Nick Hornby

Esta é a segunda resenha que eu estarei postando aqui no meu blog. Logo após ter Wolf Winter eu fui à biblioteca entreguei o livro e fui dar uma checada em outros textos por perto, só por curiosidade, aliás não me mataria, eu tinha decidido que iria  ficar uma semana sem ler, mas achei um livro com uma capa interessante e sinopse também, dei uma lida rápida no primeiro capítulo e me interessei facilmente, fui logo pegando o livro e não me arrependi facilmente.



<!--more-->


Resumão


É uma novela sobre um garoto (about a boy) por Hornby, ele conta a vida de Marcus e de Will, Marcus é um garoto de doze anos que mora com a mãe, fiona, em Londres, ele acabaram de se mudar de Cambridge, Fiona acaba de se separar, e isto a deixa um "pouco" depressiva, mas não afeta Marcus que já está acostumado com estes acontecimentos, o pai dele mora em Cambridge e logo omeça a namorar com Lindsey.


Will é um homem com idade em volta de trinta e seis anos, ele não trabalha, pois seu pai é o grande compositor de uma música natalina chamada Santa's super sleigh, e vive dos royalties, ele passa o seu dia ouvindo sua grande coleção de CDs, um pequeno fã de Nirvana e outros. Will chega a um momento em sua vida em que ele queria arrumar um pequeno plano perfeito jo qual ele simplesmente teria que namorar mães solteiras super disponíveis, ele cria uma filho falso chamado Ned e entra para o SPAT (Single Parents - Alone Together / "Cuspidos", Pais solteiros - Sozinhos juntos).


E em um dos e entos da SPAT ele se encontra acidentalmente com um garoto que dia matado um pato do parque com um grande pedaço de pão, este garoto é o Marcus, e é neste momento que a vida deles se cruzam de um jeito que muitas pessoas vão começar a se questionarem.


Sobre a História


O mais interessante sobre o livro é simplesmente o fato de como o relacionamento entre Marcus e Will começou, eles eram amigos, apesar do Will ter idade muito mais que o suficiente para ser o pai dele, Marcus começa a visitar o Will depois do colégio ele meio que "invade" a casa dele, e começa a falar sobre os problemas da sua vida que ninguém na sua família ou escola estão dispostos a ouvirem, e o Will começa a querer ajudar e surge dentro dele algo que ele antes considerava ridiculo, ele passa a "gostar" do Marcus, ele se agrada em dar dicas a eles, um sentimento diferente e novo ao mesmo tempo para uma pessoa fria como ele.


"The conversation between Will and Marcus are hilariously loopy" - The Boston Globe


Marcus tem certas manias e um ar estranho de inocência, e nas conversas entre ele e o Will é muo agradável para o leitor, pois com o tempo o Will começa também a aprender com o Marcus, como em seu novo relacionamento ao final do livro com Rachel, onde antes ele simplesmente queria "transar" com ele, pós-Marcus ele queria conhecê-la, descobrir Rachel e aprender a também amá-la.


Sobre o Livro


About a Boy é uma novela de apenas 307 páginas (na versão paperback de 1999) e é de leitura rápida, não só pelo fato de ser pequeno, mas sim porque a história irá envolvê-lo de fato em que você acabará lendo 100 páginas e esquecer do tempo (li em volta das cem páginas na quarta e no domingo quando estava terminando o livro), levei 7 dias para finalizar o livro, mas a minha sorte foi a chegada do feriadão, mas sem dúvidas About a Boy é o tipo do livro em que você amará ler antes de dormir ou no café da manhã.


Só não gostei muito peloo fato de ser uma novela pequena, mas não falta detalhes, aliás fica tudo muito bem explicado por Hornby, mas acho que após a leitura de Wolf Winter, fiquei querendo ler um livro de uma história grande e tal, mas ainda assim acabei gostando de ler e sem dúvidas colocaria o livro na minha estante, pena que acabei descobrindo ele em uma biblioteca, vontade de não devolver nunca mais. Mas escrevi o nome do livro no marca-página de novo.


Sobre o Autor


"Hornby has established himself... as the maestro of the male confessional" - The New Yorker


Sem dúvidas o Hornby ao escrever este livro ele escreveu com bastante força de sentimento, pois de alguma maneira esquisita ele fala em nome de todos os homens durante o livro, ele acabou mostrando através de Will e Marcus que os homens são sensíveis e também amam, o que poderia ser visto meio diferente (lê-se gay, sensível), acaba sendo visto como realmente uma confissão dos homens, aos olhos do leitor.


É comum encontrarmos livros sobre como as mulheres sofrem e coisas e tal, mas Nick Hornby fez algo voltado para todos, com um toque de amor.


Recomendações


Apesar de mais uma vez ter lido e escrito uma resenha sobre um livro antigo, de 1999, ainda assim recomendo a compra de About a Boy, é um livro fácil de ler e bastante descontraido, e neste exato momento descobri que ele também é um filme, se chama "Um grande garoto" e o livro tem uma versão traduzida que pode ser adquirida na Livraria Cultura por R$40,50 na versão brochura.


Mais...


Eu pretendo ler a pequena saga de Stieg Larsson, que todos são best-seller na NYTimes, The Girl: With the Dragon Tatoo, who played with fire e who kicked the hornet's nest que vai virar filme, todos os livros tem suas versões prottuguês-brasileiro, mas ainda assim pretendo comprar em inglês, pois quero ter essa  saga em capa-dura e as editoras brasileiras não ligam muito para isso, e fazem todos os livros em brochura.


Enfim o meu próximo livro na lista seria The Girl Who Kicked The Hornet's Nest, mas acabei descobrindo que era uma saga e esta edição é a última, comecei a ler "A Menina que não Sabia Ler" hoje, e está sendo uma ótima leitura para mim, obrigado por lerem e me sigam no twitter @marfilgonca.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário