Clare Francis, Wolf Winter. Compre-o na(s) loja(s): Amazon (Paperback), Livraria Cultura (Paperback) (Español)
Olá meus queridos leitores, nesta duas últimas semanas eu estive lendo Wolf Winter, uma novela de suspense e romance escrita pela escritora Clare Francis, e decidi começar a escrever resenhas no meu blog, esta é a minha primeira resenha já escrita na história do nosso país, vamos começar.
<!--more-->
Wolf Winter foi escrito em 1988, e fora escolhido como Best-Seller do Clube de Leitura Book Of The Month, e New York Times List, ele é um livro envolvente que acaba por lhe agarrar, como todo livro a vontade é de tê-lo, mas não encontro mais nenhum à venda, então decidi pegá-lo na biblioteca do meu curso de inglês, a pena é que não vou poder tê-lo guardado em minha estante para mostrar à amigos, familiares e colegas futuros, mas apesar de tudo peguei o marca-página e anotei o título e a autora para não me esquecer.
Wolf Winter é simplesmente uma história envolvente, onde vários amigos ou simplesmente pessoas conectadas por algum motivo se voltam e sentem um pedaço do passado, os principais personagens são Halvard Starheim, Ragna Johansen e Rolf Berg, aventureiros, curiosos, jornalistas, policiais, amantes, são várias características que abordam a pequena, e suficiente, gama de personagens do livro. O livro se volta a história de Hal e o que lhe envolve, mas o grupo em si a ser destacado são Hal, Ragna e Rolf, Ragna ama ambos, mas o amor acabar por perturbá-la e iludi-la. Ragna virou viuva após a morte de seu marido Jan Johansen, em umas de suas expedições ao longo do planalto, ela vive com seu filho Kris, na cidade de Tromsø, apesar de ter várias viagens. Halvard, conhecido por Hal, é um conhecido e renomado explorador, sempre se aventurou ao longo do planalto ao norte da Noruega e em outras localidades, tem vários amigos na sua região como Thrane, Rolf e Sonja. Rolf é um homem com charme encantador que "encantou" (:P) Ragna apesar de seu não-assumido amor pro Hal.
O livro é formado por 560 páginas (de acordo com a Amazon), mas minha edição, a primeira pela editor Avon Books, apresentava algo em torno dos 520. A divisão dos capítulos parece até que fora feito só por querer, apesar de ser uma frescura, gosto muito de capítulos com títulos, e com um texto que finalize ao fim do assunto terminar também, no livro os capítulos são meramente divididos por números e o 5 capítulos acabam por fazerem parte de um mesmo bloco, mas sendo mais correto, apesar de não ter gostado, a divisão dos capítulos é perfeita para os leitores casuais, que gostam de parar entre capítulos, aliás eles são vários, 39 capítulos e cada um tem em média míseras 14 páginas.
O jeito que a autora organizou a história é muito superior, recomendo que evite pular partes e preste atenção aos mínimos detalhes, pois tudo se conecta, é realmente maravilhoso. As falas dos personagens são organizadas pelos "parênteses" e isso faz com que linhas não sejam gastam com tolices, e os pensamentos não são destacados dos parágrafos, simplesmente seguem o fluxo do texto. Há falhas horríveis como o fato do meio do livro (mais ou menos caps. 15~25) serem como capítulos inúteis, realmente há está conexão dos textos, mais há páginas que podem ser meramente arrancadas do livro e não farão a mínima diferença.
O grupo de personagens é pequeno, mas o necessário, até mesmo tratando-se dos personagens secundários, utilizando um pequeno grupo de personagens realmente facilita muito e não força o leitor a decorar nomes difíceis e muito variados (alô saga Eragon), realmente fascinante como ela conseguiu fazer esta pequenas mágica.
O Prólogo do livro é muito confuso, na minha opinião ele realmente me pertubou, pois não conseguia montar um cenário e colocar o s personagens no lugar em minha mente, dá uma sensação de angústia, terrivelmente mal.
Sem dúvidas recomendaria o livro para os leitores noturnos, lendo 3 capítulos por dia é realmente bom para estes horários, mas sem brincadeiras, recomendo para todos aqueles leitores de amam livros-novelas com suspense e romance, é realmente uma ótima combinação, e para os amantes de livros que não leram este clássico (opinião própria) leiam.
Enfim, esta foi minha resenha, comentem aqui embaixo ou me mandem um e-mail, estou realmente interessado em receber opiniões para que eu possa melhorar nos próximos posts-resenhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário