quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"1808" por Laurentino Gomes - A resenha

1808

Laurentino Gomes
Editora Planeta do Brasil
408 páginas
ISBN: 9788576653202

Um pouco sobre o livro
Basicamente: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.

A resenha
Comecei a ler este livro porque meu pai havia comprado 1889 na última Black Friday e eu simplesmente pensei, "O que é que tem neste livro?". Puxei o livro da estante e agora estou aqui para contar como você deve ler 1808  e como você não precisa necessariamente ser fã de história.
Quando estamos na escola simplesmente escutamos, em 1808 o príncipe regente Dom João VI abandonou Portugal, fugindo de Napoleão Bonaparte, e chegou ao Brasil com toda a comitiva real para o outro lado do oceano Atlântico. Mas quem necessariamente foi D. João VI, porque ele é importante para a história de Portugal e do Brasil?
Em 1808, Laurentino Gomes desconfigura aquela ideia perfeitinha da antiga realeza. Detalhes pessoais e íntimos da família real são expostos no livro da melhor maneira, o que acaba prendendo o leitor da primeira até a última página. Se a história da chegada da família real ao Brasil não te interessar, sem dúvidas descobrir que o único homem a ter enganado Napoleão tinha medo de trovões e caranguejos e que sua mulher, a espanhola Dona Carlota Joaquina, vivia tentando dar golpes em seu marido, sem dúvidas vão prender a sua atenção.
O livro vai além do seu didático tradicional. Perguntas como "E Portugal? Ficou Como?", "Como os brasileiros conviviam com os membros da realeza?" ou o simples "Como era a família real?" são levantadas pelo autor.
Mas também não é só de críticas e fofocas que vive o livro. Nos relatos históricos do período de 1808 à 1822, Laurentino Gomes lembra também da importância da estadia do rei aqui  no Brasil e como inusitado era para o mundo ver uma até então colônia tornar-se berço da sede de um reino unido europeu. O Brasil sem dúvidas não teria desenvolvido tanto se não fosse pela intervenção direta da Coroa Portuguesa e não seríamos assim um grande país de proporção continental se não fosse pelo poder de nossos monarcas durante o século 19.
O livro cultiva reações diversas em seus leitores, e sem dúvidas é uma ótima dica de leitura para todos os geeks de história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário