Destrua Este Diário
Keri SmithEditora Intrínseca
224 páginas
ISBN 9788580574166
A resenha
Eu nem sabia dizer se resenhar um "livro" que não se lê e sim se destrói era válido. Destrua Este Diário é o primeiro diário que você vai querer manter de verdade. Para um homem, sim, não se mantém registros diários de tal forma, mas a proposta de destruir algo sem dúvidas chama a atenção do público masculino. Brinquei até em dizer que é por isso que ele é um sucesso, juntar diário e destruir no título é uma grande jogada.
Para quem acompanha o blog (existe alguém que ainda acompanhe meus posts?), eu havia comentado em vários dos meus posts anteriores (não consegui achá-los) que eu tinha um "xodó" enorme por este livro Wreck this journal que eu paquerava na Livraria Cultura do Paço Alfândega, mas nunca conseguia comprar. Devo ter ido lá umas quatro vezes e folheei o livro. Havia desistido de comprar na livraria para comprar um novinho (que nenhum garoto sem dinheiro tenha folheado pro vários dias) na Amazon gringa, estava esperando chegar aquela semana mágica do cartão de crédito em que a conta só vem um mês depois quando soube que a Editora Intrínseca havia publicado o bendito livro no Brasil.
Quando entrei de férias fui à Livraria Cultura e comprei um exemplar para mim. As perguntas são diversas, Por que compraste um livro de R$25 para destruir ele apenas?, Qual a lógica?, Por que que você não vai ver um psicólogo? Mas enfim...
A Editora Intrínseca publicou uma entrevista com Keri Smith no blog da editora na qual a autora explica o conceito do livro:
"Tenho grande admiração pelo trabalho do grupo Fluxus, que criou o conceito de “happenings“, eventos que ao mesmo tempo celebram o absurdo da vida e promovem o deleite com o mundano.Estou ridicularizando um pouco o consumismo (comprar algo para depois destruí-lo).
É uma forma de transpor bloqueios criativos, levando-nos muito além do medo da página em branco.
Acredito que pequenos atos de rebeldia no cotidiano podem acabar evoluindo para atos maiores, capazes de transformar vidas. Quando você começa a questionar coisas em pequena escala, passa a questionar tudo.
Eu queria criar um livro que se baseasse no uso de qualquer coisa que esteja à nossa volta no momento (fazendo com que as pessoas notem coisas que talvez não percebessem). Há páginas que pedem para ser sujas com lama etc."
Meu Diário |
Destrua Este Diário me fez recordar do quanto eu gostava de passar horas criando, neste caso, destruindo.
Este livro é um diário exatamente porque a forma como a pessoa destrói diz muito sobre ela. Keri Smith mostra que até destruindo nós somos capazes de colocar um pouco de nós. Eu ainda não terminei de destruir o diário, tem muita coisa que quero fazer que faltam material ou a oportunidade (sim, estou falando da escassez de W na língua portuguesa que tá dificultando eu fazer uma das páginas), algumas páginas incompletas, mas estou terminando aos poucos e aqui vai uma coleção das minhas páginas favoritas. (as cores desbotaram por causa da câmera)
Este diarinho é bastante popular no mundo todo. Vários donos compartilham na internet suas criações e suas páginas do diário. O Tumblr então é um reduto de diários destruídos, dê uma olhada aqui, quem sabe você não decida começar um diário também?
"Faça um desenho muito feio" HAHAHAHAHA GENIAL MILEY CYRUS! Tu desenha bem, eu tenho um bloqueio que não sai nada D: quero pra ontem meu diário, deve ser bem relaxante destruir um livro.
ResponderExcluirE sim, ~~ainda tem gente que acompanha seus posts~~
Abs