sábado, 12 de abril de 2014

Livros bons para quem tem pouco tempo

Olá, queridos leitores. Desculpe a falta de resenha, mas dessa vez eu decidi que não iria resenhar tão imediatamente assim as coisas. Não trabalho para um grande editorial e o Gonca é o meu hobby apenas.


Sou aluno de Direito, e para quem também é, deve saber o quanto de texto temos que ler, quanta pesquisa tem que ser feita e o tempo se esvai fácil. Eu gosto muito de ler "grossos" (se você é fã d'As Crônicas de Gelo e Fogo, lê-se "finos"), gosto quando dá tempo do autor de desenvolver os personagens, e você vai se apegando a uns. Quando a leitura demora para mim é maravilhoso. Mas com o pouco tempo que tenho tido, eu passei a preferir livros pequenos para poder ler nos meus intervalos sem perder o ritmo. Os livros mais densos eu deixo para as férias, já que meu período letivo dura apenas 4 meses, não é tanto tempo assim a se esperar.


Dos bons livros que li que são pequenos, eu recomendo:




Dos brasileiros:

Mas melhor do que essa humilde lista é a lista dos "55 Great Books Under 200 Pages", ou "Os Grandes 55 Livros Menores que 200 Páginas" que achei na Ebookfriendly.com. A maior parte dos autores são anglófonos, mas ainda é uma ótima lista e não nos incomodamos tanto.



Dos publicados no Brasil, por ordem esquerda para direita, cima a baixo, são:

  1. "Ratos e Homens" por John Steinbeck

  2. "Sidarta" por Herman Hesse

  3. "O Oceano no Fim do Caminho" por Neil Gaiman

  4. "O Velho e O Mar" por Hemingway

  5. "O Grande Gatsby" por F. Scott Fitzgerald

  6. "A Pérola" por John Steinbeck

  7. (---)

  8. "O Guia do Mochileiros das Galáxias" por Douglas Adams

  9. (---)

  10. (---)

  11. (---)

  12. (---)

  13. "A Ponte de São Luís Rei" por Thornton Wilder

  14. "Crônica de Uma Morte Anunciada" por Gabriel Garciá Márquez

  15. "O Estrangeiro" por Albert Camus

  16. "Um Conto de Natal" por Charles Dickens

  17. "Mau Começo" por Lemony Snicket

  18. (---)

  19. "A Rua das Ilusões Perdidas" por John Steinbeck

  20. (---)

  21. "O Pônei Vermelho" por John Steinbeck

  22. "A Menina e O Porquinho" por E. B. White

  23. "O Despertar" por Kate Chopin

  24. (---)

  25. (---)


UPDATE: Eu comecei este post em fevereiro e até agora não terminei. Aliás são 55 livros, então fica a lista até 25 e depois eu renovo.

Um comentário:

  1. Um Conto de Natal é pequeno, porém chato o que faz com que o leitor demore séculos e termine por obrgação. Dessa lista Homens e Ratos é um que pretendo ler, comecei só o primeiro capítulo e dei uma pausa.


    Abs

    ResponderExcluir