quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eu agora quero criar uma história

Então, hoje eu não estou com uma resenha aqui no blog porque eu decidi que eu não iria me escravizar tanto aos livros literários e iria ler qualquer outro assunto. Não, sério! Eu realmente fico me punindo por não ler livros que vão render resenhas no blog. Criei uma paranoia com isso, o que faz com que eu fique contando os dias que eu terminarei lendo um livro para garantir que as resenhas estejam adiantadas umas duas semanas. Essa paranoia me fez sentir obrigado a escrever hoje. Então eu estou mais ou menos esse período de tempo sem continuar firmemente a minha leitura. Leio todo dia sem dúvidas, mas minha leitura é para outra coisa.


Little Brother é sem dúvida um dos livros que mais conseguiu me prender em seu universo até agora. Junto com todos os assuntos abordados no livro, LARP e RPG foram os que tiveram a minha atenção.



Quando eu tinha 14 anos, durante as férias de julho, minha irmã me trouxe o livro Vampiro RPG para que eu lê-se e pudéssemos jogar. Eu fiquei assustado porque era um livro enorme e pesado e eu pouco sabia de RPG de mesa, apenas que havia regras e dados. Eu fiquei curioso e comecei a entrar em fóruns, comunidades (orkut, representa!) e assisti a uns vídeos no YouTube para saber como era. Fiquei louco para jogar, mas nunca consegui ler aquele manual.


Nesse último domingo, meu irmão, minha prima e eu fomos pedalando para o Recife Antigo. Era final de tarde e a ciclofaixa móvel que permite que andássemos de bicicleta seguros até o Antigo já seria retirada, então fomos direto ao ponto, a loja Geek, onde sempre compro meus jogos. Nós iríamos comprar Battlefield, o primeiro da série, da última vez que fomos e compramos Halo Reach (Tag: SnippetyPoem4) eu logo vi, mas verba curta e eu ainda tive que assinar a Xbox live e... ENFIM! Vamos voltar... Enquanto eu estava frustado segurando um capacete na mão e louco atrás de Battlefield eu desisti e fui para a seção de Graphic Novels e lá no meio me deparei com a seção de RPGs.


Não havia acompanhado muito os últimos lançamentos. Sei que D&D é 4ª edição e que Tormenta RPG é bolado, mas nenhum RPG para iniciantes. Logo achei "Guerra dos Tronos RPG" da Jambô, só o fato de ser uma adaptação RPG d'As Crônicas de Gelo e Fogo já chamou minha atenção, abri o livro e fui catucando. Aparentemente GdTRPG é sem dúvidas um ótimo jogo para iniciantes, regras simples, estilo livro e até o uso dos amigáveis dados de 6 faces (ou D6). Falei com meu irmão e logo montamos uma mesa junto com minha irmã e prima.



Desde o domingo eu tenho me dedicado a ler as regras, é um livro de umas 400 páginas muito bem estruturado, com até um momento que ele introduz a noção de RPG de mesa para os leigos. Eu vou ser o Mestre, o cara que narra as histórias, faz os NPCs e auxilia os outros jogadores ao longo da aventura. GdTRPG não tem muitas aventuras prontas como Tormenta e Dungeons & Dragons, mas aí decidi criar uma aventura eu mesmo.


Não usarei grandes aspectos nem da série de livro nem da série da TV porque tenho interesse mínimo por ambos. O sistema apresentado em GdTRPG é bastante neutro e se aplica facilmente em tempos feudais, mas não deixarei de usar as relações que existe entre as casas e o histórico de guerras que também são introduzidos no livro.


O que eu acredito é que adquirir esse hobby fantástico do RPG vai alimentar esse meu lado escritor. Como mestre eu vou assumir papel de escrever e improvisar uma boa aventura (que pretendo me basear nos livros fantásticos que li até agora) e como jogador o mesmo acontecerá. Estou animado para começar a jogar logo que aprender todos os aspectos do jogo.

Um comentário:

  1. Legal isso, o primeiro contato que tive com RPG foi com uns 10 anos, minha irmã tinha uns amigos que jogavam lá em casa já cheguei a folhear mas claro: não entendi nada. Nunca me chamou tanto atenção, só tenho uma curiosidade de saber como funciona, porém vontade mesmo de jogar: nenhuma.


    Abs :D

    ResponderExcluir