sexta-feira, 10 de maio de 2013

Li até a página 100 e... #27 - Seara Vermelha

Li até página 100 e… é um meme literário semanal do blog Eu Leio, Eu Conto. Esse meme funciona como uma pré-resenha.




searavermelhaSeara Vermelha


Jorge Amado



Do que se trata o livro?


Um clássico da nossa literatura, Seara Vermelha conta a história de uma família de meeiros que ficam sem terra de quem trabalhar. Ao longo do livro é narrada a sua imigração à fabulosa São Paulo, tão sonhada por Jerônimo e seus parentes.






O que está achando até agora?
Ler clássicos da literatura as vezes pode parecer um trabalho terrivelmente chato, mas eu estou adorando ler Seara Vermelha. Jorge Amado tem uma escrita seca, detalha direto ao ponto, certos momentos, como a morte de Noca, é vista de forma tão fria que faz com que até o leitor entre para a linha de raciocínios dos imigrantes. A minha maior curiosidade sem dúvidas está nos que irão ser deixados para trás.

Já ouvi falar do livro nas saudosas aulas de literatura do Ensino Médio e sei o que acontece, mas não exatamente como acontece. Acredito que dessa forma a minha curiosidade está um pouco mais acentuada do que talvez se eu fosse ler sem saber nada sobre ele.

Melhor citação até agora:
São várias, mas a que mais gostei é esta aqui:

Local 1762:
"Esse distante São Paulo deve ser terra de muita riqueza realmente para exigir tanto sacrifício para os que para lá viajavam."

Vai continuar lendo?
Eu estou terminando ele este fim de semana, se essa dorzinha de cabeça passar logo. Estou um pouco ansioso para descobrir como termina :D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário