sexta-feira, 3 de maio de 2013

Fotografias - Weekly Vlog - Semana #3



Esse vídeo é o substituto do meu blog pessoal agora. Decidi fazer vídeos ao invés de escrever. Meu blog pessoal ficava hospedado no posterous há muito tempo e agora que o posterous deixou de existir, até importei o blog para o Wordpress.com só para manter o legado das postagens, mas num geral, me sinto estranho por escrever em outro ambiente. Sei lá...

Eu sempre quis fazer uma postagem sobre fotografia, não que eu seja fotógrafo ou me dedique à isso, mas simplesmente queria falar sobre algo be aleatório.

Quando eu era pequeno gostava de passar grande parte do meu tempo desenhando. Desenhava de tudo. Meus desenhos favoritos ou simplesmente a sala de aula. Era um jeito de me distrair no colégio. Não tenho nada disso guardado até porque grande parte desses rascunhos eram feitos na fórmica das carteiras de sala de aula. Se soubesse que iria ficar curioso pelos desenhos bobos quando crescesse talvez eu tivesse pensado em qualquer coisa mais prática.


Então chegou um momento que eu queria comprar uma câmera só para mim. Tínhamos uma da família, mas eu queria uma para que eu pudesse tirar fotos aleatórias. Na época havia câmeras digitais mas eram extremamente caras e eu queria comprar minha primeira coisa "cara" com meu "dinheiro". Comprei uma fujifilm por R$60 e eu fiquei louco.



No dia seguinte a levei para meu colégio e comecei a tirar fotos dos meus amigos, do parque, da sala, parede, eu mesmo, qualquer coisa. Não lembro muito bem dos limites dos filmes, mas comprava a que dava para várias fotos. Minha ideia era ter um grande álbum de pequenas cosias.


Quando as levava para serem reveladas eu escolhia minhas favoritas e tentava desenhar. Guardava uma paisagem e ia desenhá-las. Realmente aqueles eram bons tempos.


Poucos meses depois minha mãe comprou nossa primeira câmera digital, o que foi ótimo! A Fujifilm foi ficando de lado na estante e logo todas as nossas fotos passarem a fazer parte de álbuns no computador.


O que eu gostava da fotografia eram as fotos antigas. Lembro de ver panorâmicas ainda em preto e branco que meu pai tinha tirado num sobrevoo sobre o Rio e outra aqui em Recife.  São momentos únicos congelados em fotos que me fascinavam. Ali eu percebia o quanto Recife havia crescido e o como o charme da Zona Sul carioca persevera ao longo dos anos. Eu queria ter algo assim. Queria fotos de paisagens, tenho dos lugares que achei mais marcante para mim na época: a Tamarineira, o Ibura e o Méier. Poderia incluir outros lugares, mas esses são os que marcam me memória. Sempre irei pegar uma foto da Tamarineira e apontá-la para meus filhos, logo contarei uma história.


Gosto das fotos nuas e cruas como uma câmera a concebe. Não acredito em filtros e edições. Uma boa foto preto e branco é tirado por uma câmera p&b, e câmeras coloridas devem tirar fotos coloridas e permanecerem sem manchas de café.


No começo da adolescência queria mostrar minhas fotos para os outros, as coloquei em fotologs, ou contas no flickr.


Todas amadoras, mas só essas são as que conseguem contar as melhores histórias.

3 comentários:

  1. QUE DIFERENÇA! Tá perfeito o vídeo agora, o áudio também tudo foda. Também compartilho dessa opinião sobre ~~estragar fotos~~ descolorem como se ficasse mais cult, e acabam vulgarizando a tecnica (eu nao aguento mais foto em B&W graças ao querido tumblr!)


    Abs :D

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de fotografias. Desde pequena sempre pedia pra ver fotos antigas na casa de minhas avós e na casa dos amigos, faço isso até hoje. O que gosto na fotografia é imaginar o momento em que aquela foto foi tirada, me distraio por horas fazendo isso. Perto dos 16 anos me interessei por captar as imagens (ainda não os momentos), ganhei uma câmera profissional toda equipada e nessa época fiz um monte de fotos bacanas, hoje infelizmente, ela está aposentada, pois, apesar de tantas ideias, não há coragem e disposição para fazê-las.

    ResponderExcluir
  3. O tumblr é uma viagem numa boa parte das vezes hehehe. Aquelas fotos azuladas com frases estimuladoras ao fundo.

    ResponderExcluir