terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Louco aos Poucos" por Libba Bray - A resenha

Louco aos Poucos
Libba Bray
Editora iD
591 páginas
ISBN: 9788516069292

Um pouco sobre o livro
Um adolescente de 16 anos desleixado, chamado Cameron, maconheiro e com vida social mínima. Ele começa a ter alucinações estranhas, que acredita terem sido causadas por maconha estragada. Após uma briga no colégio e uma ida ao médico ele descobre que tem "vaca louca".

Resenha
Eu esperei bastante tempo para sequer começar a rascunhar esta resenha, eu simplesmente fiquei em choque quando terminei o livro e senti uma saudade tremenda, um clássico caso de DPL (Depressão Pós Livro). Mas mais calmo fico mais racional.
O livro de primeiro pode assustar muitos leitores, ele é bem grossinho, são quase 600 páginas, e livros desse porte são bastante incomuns para um livro YA ou até mesmo para uma publicação da editora iD. Mas logo nas primeiras páginas você já se apaixona por ele.
A narrativa é bastante jovem e descontraída e não dispensa gírias e palavrões o que o torna uma ótima distração para o peso do livro na mão. Queria aproveitar e falar que a tradução ficou muito boa e trás a mesma experiência da obra original para o leitor brasileiro (quiçá lusófono).
Louco aos Poucos, em seu original Going Bovine, tem influencias de "Dom Quixote de La Mancha", mas são pequenos elementos que são adicionados, como o Gonzo, que assim como Sancho Pança, é baixinho e gordinho ou até mesmo Cameron que lembra o próprio Dom Quixote por ter uma vida sedentária e maçante e logo em seguida cair em uma aventura. Eu achei isso ótimo, pois você vai achando as referências e vai se animando por isso. Bobo eu.
Libba Bray se mostrou uma autora muito boa, difícil imaginar que a mulher seja mãe. Se você já pesquisou um pouco na internet vai virar um fã fácil.



O livro é cheio de surpresas e a leitura é compridinhas, mas é extremamente ANIMADOR. Um verdadeiro vira-páginas que merece um lugar na sua estante, eu sem dúvidas recomendaria para todos os meus amigos e qualquer pessoa que esbarre em mim no meio da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário