quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

"O Caderno de Maya" por Isabel Allende - A resenha

O Caderno de Maya
Isabela Allende
Editora Bertrand Brasil
434 páginas
ISBN: 9788528615388

Um pouco sobre o livro
O novo romance de Isabel Allende, O Caderno de Maya, diferentemente de seus tradicionais romances, é passado nos dias atuais. Apresenta a trama de uma garota americana de 19 anos que encontrou refugio em uma ilha remota da costa do chile, depois de cair em uma vida de drogas, crime e prostituição.

Resenha
Eu admito que o inicio do livro é chato. É apenas uma adolescente birrenta reclamando de estar indo passar um tempo isolada numa ilha do Chile. E realmente achei que fosse ser isso por todo o livro. Mas depois eu vi que não. O livro me surpreendeu. Faço minhas as palavras da autora Maya é apenas uma menina: algumas vezes, quero bater nela até fazê-la voltar a razão. Outras, quero abraça-a e protegê de seu coração jovem e imprudente. Foi essa mesma sensação que eu tive. Admito que algumas vezes, eu perdi as esperanças nessa personagem, mas ela vinha e me surpreendia. 
Um ponto positivo do livro (além desse dele ser muito envolvente – pelo menos para mim) é que ele mostra um pouco sobre a cultura chilena. Ou pelo menos a cultura dessa ilha local. É realmente encantador saber que existem pessoas com aquelas crenças e ver como pessoas da civilização – como costumamos denominar-mos – encaram e assimilam essa cultura. Além disso, o livro possui linguagem simples e direta (mas um motivo para eu prosseguir com minha leitura). Outra coisa muito legal é que – como o próprio o nome sugere – o livro é um diário. Então, Maya anota suas observações além de relatar fatos que ocorreram com ela antes de chegar ali. E a narração desses fatos acaba proporcionando uma viajem aos mais diversos lugares. Desde a agitada Las Vegas até uma clinica de reabilitação (sim, dá para perceber que a vida de Maya é um tanto agitada). 
Concluo dizendo que sim, eu gostei muito do livro e que recomendo a todos. Já ouvi muitos dizerem que não gostam de Isabel Allende, mas eu peço por favor que todos deem essa chance e leiam esse livro. Talvez muitos não gostem por esse ser seu primeiro livro ambientado nos dias atuais. Admito que histórias de época não me agradam muito. Talvez se eu lesse um desses, eu não teria essa mesma opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário